Duas novas empresas incubadas

fachadaincubadoraA Alba Tecnologia Industrial e a Hit Soluções Tecnológicas são as duas novas empresas residentes da Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel. Elas participaram do último processo seletivo, que teve sete planos de negócios inscritos, e foram eleitas por um júri formado por especialistas do Instituto Nacional de Telecomunicações e empresários locais.

Com um modelo de negócio voltado para serviços e soluções customizadas destinado ao mercado de automação industrial e com foco em empresas do segmento alimentício e de bebidas, a Alba Tecnologia Industrial tem como sócios dois engenheiros formados pelo Inatel, Fernando Augusto Campanharo Costa e Marcos Heiner Campanharo Costa.

Já a Hit Soluções Tecnológicas surgiu da união de três estudantes do 8º período de Engenharia Elétrica da faculdade, Luis Felipe Cardillo e Castro, Gabriel Dias Scarpioni e Marcos Francisco Ferreira Carvalho. A empresa desenvolverá soluções tecnológicas para atuação no mercado de automação comercial, com foco em sistemas inteligentes de atendimento ao cliente.

As duas empresas chegaram à etapa final depois de passarem por todas as etapas obrigatórias que integram o processo de seleção de empresas da Incubadora, o que inclui, entre outros subprocessos, a participação dos empreendedores em um curso de capacitação com os temas inovação, mercado, finanças e o dia a dia de uma microempresa nascente, além de uma análise de viabilidade dos planos de negócio. O júri que atuou neste processo de seleção foi formado pelo consultor empresarial e engenheiro Ivan Edson Ribeiro Gomes, pelo sócio-proprietário da empresa graduada Liveware, o engenheiro Célio Costa, pelo coordenador do curso superior de Tecnologia em Automação Industrial do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli, e também pelo coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel (NEmp), professor Rogério Abranches da Silva.

ACIMA DA MÉDIA

Atualmente a Incubadora do Inatel tem 11 empresas residentes que juntas empregam 17 colaboradores e contam com 29 empresários, sendo 12 alunos, 12 ex-alunos do Inatel, e cinco sócios, com mais de dez produtos e serviços oferecidos ao mercado.
No ano de 2010, a Incubadora realizou quatro processos seletivos, com uma média de cinco negócios por vaga. De acordo com a responsável pela certificação da ISO 9001:2008, Fernanda Balestra, essa média está acima da meta estabelecida pelo Sistema de Gestão da Qualidade da Incubadora, que é de quatro candidatos por vaga.