A Robotbulls, equipe de robótica do Inatel, vai participar pela primeira vez, de uma competição internacional de Mini Hockey de Robôs, 100% online. Serão 22 times de todo o país, além do Equador, México, Uruguai, Índia e Argentina, no Facens Beta Challenge, que acontecerá entre 17 e 18 de outubro.
“Atualmente, a Robotbulls não desenvolve pesquisas nessa categoria e o Facens Beta Challenge está sendo uma grande oportunidade de disputarmos pela primeira vez a categoria hockey, pois os robôs estarão fisicamente em Sorocaba e as equipes irão controlá-los a distância. Nessa categoria são três robôs por time, então teremos três pilotos pela Robotbulls, cada um controlando um robô. As regras são parecidas com as do futebol, onde o objetivo é fazer o maior número de gols durante o tempo de jogo” conta o aluno de Eng. de Controle e Automação, Lucas de Oliveira Saldanha, que será um dos pilotos do time.
Para o coordenador do Laboratório de Robótica do Instituto, Wanderson Saldanha, “a pandemia causou muitas situações difíceis para todos, mas também trouxe oportunidades. Como as competições de robótica precisaram se adaptar e se tornaram virtuais e a Robotbulls vai poder participar de uma competição internacional em uma categoria, que se fosse presencial, normalmente não participaria. É uma oportunidade genial para a equipe e estamos na torcida por mais um troféu!”
O evento está sendo promovido pela equipe de robôs de combate da Facens, a Omegabotz. E o capitão do time, Ângelo Jr, afirmou em um podcast para a competição, que o campeonato terá duas categorias, com o primeiro final de semana destinado aos alunos de graduação e, no segundo, para os inscritos do ensino médio.
O proprietário da RSM Virtual, Rafael Mattos, desenvolveu o software que permitiu a realização dessas competições virtuais no Brasil. “Inicialmente o sistema foi criado para uma competição de Mini Sumô, rendeu muita audiência, o sistema rodou muito bem e é totalmente portável para qualquer modalidade, através de uma câmera você opera o robô conectado a um computador e ao celular. E essa integração entre as equipes é muito legal” comemora Rafael durante a mesma gravação.
Acompanhe a transmissão ao vivo do campeonato pelo link: https://www.youtube.com/channel/UCE2-ELQ-bi6c7HvBcVoe7qw
Imagem do campo onde serão disputadas as partidas com robôs controlados remotamente