As empresas Keymax, incubada no Inatel, Lifetec e Amicus, graduadas pela Incubadora do Instituto, receberam o prêmio MPE Brasil. O Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas funciona como um incentivo para a busca da melhoria contínua da gestão dos negócios. É direcionado às empresas que se destacam nas categorias, indústria, comércio, agronegócio, serviços de turismo, de Tecnologia da Informação (TI), serviços de saúde, de educação, entre outros, além das categorias responsabilidade social e inovação. A premiação reconhece empresas em nível estadual e nacional que utilizam conceitos inovadores e boas práticas de gestão e qualidade para aumentar a produtividade e a competitividade.
Incubada no Inatel há quase três anos, a Keymax, atuante no segmento de desenvolvimento tecnológico de hardwares e softwares para soluções aplicadas, foi premiada na categoria de Serviços de TI. Para Tiago Soares, aluno do Inatel e sócio-proprietário da empresa, participar do processo de seleção e receber um prêmio de reconhecimento como o MPE é muito importante para o histórico da empresa. "Vamos graduar no início de 2013 e todo o suporte, contatos e oportunidades recebidas e oferecidas pela Incubadora são de fundamental importância para a consolidação da empresa lá fora", cita Tiago.
A Amicus Inovações, graduada pelo Inatel em julho de 2007 e atuante no segmento de desenvolvimento e comercialização de produtos eletrônicos para o mercado PET, foi a primeira colocada na categoria Inovação e Indústria no nível regional e ficou entre as finalistas da etapa estadual, em Belo Horizonte. "É uma vitória de todos os funcionários, clientes, fornecedores e amigos da Amicus, e mostra que estamos indo no caminho certo e crescendo estruturados", disse Francisco Mecchi, ex-aluno do Inatel e sócio proprietário da Amicus.
A Lifetec do Brasil é uma empresa que atua no ramo de pesquisa, desenvolvimento, fabricação e comercialização de equipamentos para o setor médico-odontológico, nos segmentos optoeletrônico e analgesia/anestesia. Graduada na Incubadora do Inatel em janeiro deste ano, a empresa já havia ficado com o segundo lugar no prêmio MPE na categoria design em 2011 e recebeu agora o primeiro lugar na categoria inovação da etapa regional e o primeiro lugar na categoria indústria e inovação. "A base que tivemos ao participar em 2012 e sermos reconhecidos agregou muito valor no desenvolvimento da empresa e ajudou na conquista de também recebermos o prêmio este ano", disse a sócia-proprietária da empresa, Andreia Malaquias dos Santos.