Engenheiro do ICC defende gerenciamento sustentável em projeto premiado


imagem-premio-fgv-450

Um projeto de gerenciamento ambiental em construções rendeu ao engenheiro do Inatel Competence Center, Fabrício Dias Coronado, o prêmio de melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Fundação Getúlio Vargas. O projeto concorreu com outros 86 trabalhos de todas as unidades da FGV no Brasil.

No trabalho, a equipe, formada pelo engenheiro eletricista e quatro arquitetos, apresentou o conceito de gerenciamento da sustentabilidade de projetos como uma nova área de conhecimento para o PMBOK (Project Management Body of Knowledge - conjunto de práticas de gestão de projetos), visando à construção de empreendimentos ambientalmente sustentáveis, que podem conseguir a certificação LEED, que é um sistema de pontuação para definir um "green building". "Apesar do trabalho ter sido direcionado para a construção civil, o conceito de gerenciamento da sustentabilidade em projetos pode ser utilizado em qualquer área da engenharia que pode ser susceptível a causar algum tipo de impacto ambiental", explicou Fabrício Coronado.

O engenheiro eletricista, graduado no Inatel e pós-graduado em Desenvolvimento Gerencial pela Universidade Federal de Santa Catarina, fez o curso de MBA em Gerenciamento Econômico e Estratégico de Projetos na FGV, em São Paulo, e atualmente coordena equipes do ICC nos projetos da Ericsson e da Huawei. De acordo com Fabrício Coronado, o ICC já utiliza as melhores práticas em gerenciamento de projetos conforme o guia PMBOK e pode, no futuro, implantar alguns processos de gerenciamento da sustentabilidade como a proposta no trabalho do engenheiro.

Fabrício Dias Coronado (segundo da esq./dir.) com a equipe do projeto