Investimentos serão feitos a partir de projeto aprovado pelo CNPq
A Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel foi uma das seis incubadoras de Minas Gerais que tiveram projeto aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Com a aprovação, a Incubadora do Inatel receberá verba para o aperfeiçoamento e melhoria da infraestrutura laboratorial, com benefícios diretos para o desenvolvimento das empresas incubadas e pré-incubadas. Entre os equipamentos de última geração que serão adquiridos estão kits para controle, automação e medição que ficarão à disposição das empresas para uso em Pesquisa e Desenvolvimento, além de uma máquina de metalização que será utilizada no Laboratório de Prototipagem.
Este é o segundo projeto do Inatel aprovado pelo CNPq em oito anos. De acordo com a coordenadora do projeto, Fernanda Rodrigues, as primeiras ações devem ser iniciadas em 60 dias e o prazo para colocar todas as metas em prática é de um ano. “Com esses equipamentos as empresas poderão alavancar o desenvolvimento e teste de seus produtos e colocá-los no mercado o quanto antes. O projeto contribuirá para o sucesso dos empreendimentos e, consequentemente, o sucesso do programa de incubação.”
A empresa Alba Automação está na Incubadora do Inatel desde maio deste ano e será beneficiada com os novos equipamentos, utilizados na formação dos profissionais e no desenvolvimento de soluções customizadas para o mercado de automação. “Os equipamentos que serão adquiridos pela incubadora fazem parte da uma complexa etapa da estrutura de automação, aonde será alinhando desenvolvimento de software e hardware específicos. Com os equipamentos disponíveis poderemos desenvolver rotinas e desenvolver soluções com mais agilidade a um custo bem menor”, afirma o diretor de Tecnologia da Alba, Fernando Costa, formado no Inatel em 2003.
VAGAS ABERTAS PARA INCUBAÇÃO
A Incubadora de Empresas e Projetos do Inatel está com duas vagas abertas para incubação. As inscrições podem ser feitas até 30 de janeiro de 2012. Os interessados podem acessar o site www.inatel.br/incubadora. Pelo menos um dos integrantes da empresa incubada deve ser aluno ou ex-aluno do Inatel. São várias etapas de seleção e o resultado será divulgado no final de fevereiro.