Equipe do Inatel fica entre as melhores na Maratona de Programação SBC

No último fim de semana, aconteceu a etapa final da Maratona de Programação promovida pela Sociedade Brasileira de Computação, evento voltado para estudantes de graduação e pós-graduação da área de Tecnologia e afins. A equipe Code Zwang, do grupo de Programação do Inatel Codetroop3rs, ficou na 16ª colocação entre as 64 equipes finalistas, conquistando assim a segunda melhor colocação da instituição na competição desde quando começou a participar em 2015.

Clique para conferir o placar. 

A equipe vinha se preparando desde 2020, quando foi classificada em uma das fases regionais da competição, que aconteceu em novembro. Ao todo, participaram 760 equipes, das quais 64 foram selecionadas para Final. Todas as fases aconteceram no formato online. O desafio consistiu em resolver o maior número possível dos problemas que são entregues no início da competição no período de 5 horas. As equipes deveriam ser compostas por três estudantes.

O trio da Code Zwang é formado pelos alunos Adson Ferreira dos Santos e Maria Eduarda Costa Leite Andrade, do curso de Engenharia de Software, e Nathalya Stefhany Pereira, do curso de Engenharia de Computação, sob orientação do ex-aluno Luciano do Vale Ribeiro, coach do grupo. Segundo ele, o resultado obtido pela equipe foi muito positivo. “Ter ficado em 16º no placar do Brasil mostra o potencial dos nossos alunos, ainda mais por se tratar de uma equipe relativamente nova. Esta foi a segunda final brasileira do Adson e a primeira para Maria Eduarda e Nathalya. Esta foi a segunda melhor colocação de uma equipe do Inatel no evento, sendo a primeira a 15ª. Agora iremos treinar mais, preparar mais equipes do grupo CodeTroopers para as próximas competições”, comenta Luciano.

Para Adson Santos representar o Inatel em uma competição a nível nacional é sempre muito gratificante. O estudante já foi vencedor da maratona interna do Inatel em 2019, medalhista de ouro em uma das Maratonas Regionais da SBC (Sociedade Brasileira de Computação) e medalhista de prata na ultima Maratona Mineira de Programação. “Essa foi minha segunda vez na Fase Nacional e estou muito feliz com o resultado que conseguimos”, destaca.

 

Maria Eduarda Andrade também ficou muito feliz com o resultado. “Participei duas vezes da Maratona SBC e foi uma grande honra poder ir pra Fase Nacional esse ano. Entrei na equipe logo no primeiro semestre da faculdade e foi uma coisa que eu gostei demais, pois sempre há mais e mais desafios e isso me motiva a estudar programação”, ressalta.

O Inatel possui uma equipe de Programação como atividade extracurricular voltada ao desenvolvimento de logica e algoritmos e apoia a participação dos estudantes em competições, que preparam os futuros engenheiros para carreiras promissoras no mercado de tecnologia da informação.