O professor Dr. Arismar Cerqueira Sodré Júnior, abriu o Workshop com a apresentação dos projetos de pesquisa e desenvolvimento do Inatel na área de antenas e radares. Na sequência, o engenheiro Juliano Fujioka Mologni fez uma palestra técnica sobre a utilização dos softwares de simulação da família ANSYS em projetos de desenvolvimento de antenas e dispositivos de RF.
O evento contou ainda com a participação de profissionais das empresas Leucotron, Pro Eletronic e Prática Fornos que contaram suas experiências de sucesso com os softwares de simulação numérica da ESSS. Para finalizar, foi realizado um treinamento prático (hands-on) com o software HFSS, que permite fazer simulações 3D de campos eletromagnéticos. O Inatel possui diversas licenças acadêmicas (voltadas para ensino e pesquisa) e uma licença comercial do pacote completo de softwares da ANSYS, incluindo o HFSS.
Segundo Ricardo Barros, Academic Program Manager da ESSS, a realização do evento no campus da instituição teve o objetivo de mostrar os serviços prestados e os trabalhos realizados em conjunto com universidades de todo o país para a comunidade acadêmica e empresas da região. "O Inatel é centro de referência na área de simulação de Microondas e Rádio Frequência e tem nos ajudado a disseminar o uso da tecnologia de simulação, que enxergamos como sendo o futuro", acrescentou.
Para o professor Arismar Cerqueira, a parceria com a ESSS é importante para todas as frentes de atuação do Inatel, pois os softwares oferecidos por ela são usados tanto para ensino, quanto nos projetos de pesquisa e desenvolvimento. "O Workshop serviu para mostrar que estamos desenvolvendo tecnologia de ponta no Instituto e oferecendo um ensino de alto nível aos nossos estudantes. Também possibilitou às empresas verem que os softwares de simulação podem trazer resultados muito próximos à realidade, permitindo o desenvolvimento rápido, preciso e com baixo custo.", destacou.
O Workshop da ESSS teve cerca de 200 participantes incluindo profissionais das grandes empresas como Embraer, TIM, Orbisat, Linear, STB, entre outras.