Cinco meses depois de começar a faculdade de Engenharia Biomédica no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí, Alexandre Pereira mostra orgulhoso a sua criação. Um pimball feito de madeira. Sim, um brinquedo! Idealizado, prototipado e aprovado! Quem vê o brinquedo pronto, não imagina todo o trabalho e aprendizado que ele proporcionou ao Alexandre e a outros calouros da instituição. Na Week One, semana de integração dos novos alunos do Inatel, os calouros foram desafiados a criarem brinquedos com materiais reutilizáveis, sob a mentoria de alunos veteranos e dos profissionais do Núcleo de Orientação Educacional - NOE. Quem avaliou os trabalhos foram os especialistas quando o assunto é brincar: 20 crianças de um projeto social de Santa Rita do Sapucaí . Os três projetos escolhidos pelos pequenos foram: pimball, guerra de aviões e piratas do Inatel.
Mas quem disse que a atividade terminou aí? Os brinquedos de sucata poderiam virar um produto de verdade, no FAB LAB Inatel. Os estudantes envolvidos com os projetos receberam mentorias sobre gestão de projeto, eletrônica e programação, curso de Fundamentos de SolidWorks e corte a laser. “Essas práticas agregam conhecimento aos alunos, que desde o início do curso têm a oportunidade de praticar o que aprendem de uma forma a trazer impacto para a sociedade”, afirma o coordenador das atividades do FAB LAB Inatel, Raphael Cardoso Mota Pereira.
A atividade não era obrigatória, mas o Alexandre persistiu e conseguiu finalizar o pimball. “A experiência me ajudou a ter conhecimento aplicado sobre circuitos, componentes, eletrônica e mecânica. Além de aprender, me diverti muito”.
Confira o que mais Alexandre aprendeu:
Por enquanto, o pimball vai ficar no FAB LAB. Quem quiser pode ir lá experimentar. Todo o processo de criação foi documentado e resultará em um tutorial para os interessados na cultura do “faça você mesmo”. O passo a passo será disponibilizado na plataforma mundial do FAB LABs (https://www.fablabs.io/), em breve! Fique ligado!
Além da parte técnica, a psicóloga do NOE, Ludmilla Rocha da Silveira, ressalta um outro aprendizado: “os alunos vivenciaram os desafios do trabalho em equipe, do planejamento, da criatividade e a capacidade de solução de problemas”.
Vestibular
A próxima Week One já tem data marcada. Dia 23 de julho. E ainda dá tempo de ser aluno do Inatel e usufruir dessas oportunidades. As inscrições para o Vestibular estão abertas até dia 19, no site inatel.br/vestibular.
Confira o que mais Alexandre aprendeu! (vídeo/depoimento)