Evento da Cas@Viva reúne voluntários, alunos e colaboradores do Inatel

O papel da Educação na visão do Educador Voluntário. Este foi o tema geral de um evento promovido no sábado, dia 27 de agosto, pelo programa Cas@Viva, projeto de Alfabetização Tecnológica mantido pelo Inatel. Com o objetivo de analisar e refletir sobre educação e voluntariado, a atividade reuniu cerca de 60 pessoas, entre monitores, voluntários e colaboradores do Inatel.

inatel-evento-casviva-27-08-2011_17O evento começou na parte da manhã no Auditório Aureliano Chaves. No espaço, houve exibição de filmes produzidos pelos próprios voluntários e de trechos do longa "Adorável Professor". Durante a tarde, aconteceu uma confraternização na área de lazer do Inatel. Para o pró-diretor de Graduação e Extensão Comunitária, professor Wander Wilson Chaves, "essa experiência foi significativa para a sensibilização e a reflexão crítica do papel do educador voluntário".

De acordo com a pedagoga Renata Mendonça Villela, este tipo de evento contribui para a formação e qualificação dos monitores voluntários. "Eles refletem sobre sua tarefa e seu papel enquanto ‘educador' e se preparam ativamente para participarem do processo de transformação social."

 

O projeto Cas@Viva, tem por objetivo contribuir com a inclusão digital de jovens de baixa renda de Santa Rita do Sapucaí. Desde sua criação, o programa já beneficiou mais de 1400 jovens. A programação pedagógica conta com aulas de informática, teatro, música, esportes, entre outros conteúdos.

FOTO: Voluntários apresentam vídeo produzido por eles com a temática "voluntariado"