Feira de Ciências destaca projetos inovadores de escolas de MG

Entre os dias 25 e 26 de setembro, o Instituto Nacional de Telecomunicações – Inatel promoveu mais uma edição de sua Feira de Ciências. O evento, voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, premiou ideias que visam resolver problemas reais da sociedade por meio da tecnologia. Neste ano, a temática girou em torno dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU), focando no Brasil como principal país para as inovações desenvolvidas.

Dividida em dois dias, a Feira reuniu mais de 45 projetos de 24 escolas diferentes de todo o estado de Minas. No dia 25, o Inatel recebeu os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II e do 1º ano do Ensino Médio. Já no dia 26 de setembro, foi a vez dos alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio apresentarem suas ideias.

As iniciativas apresentadas destacam diversas formas de como a tecnologia pode apoiar a sociedade. Um exemplo é o projeto dos estudantes Escola Externato Nossa Senhora de Lourdes, de Campanha (MG). Eles desenvolveram um boné equipado com um sensor ultrassônico que detecta obstáculos à altura da cabeça de pessoas com deficiência visual, acionando um sistema de alerta por vibração para prevenir acidentes.

O projeto foi o vencedor do dia, e a escola já leva para casa o troféu da Feira de Ciências pela segunda vez. De acordo com o professor orientador da equipe, Vinicius Kikowicz, a Feira é uma iniciativa que fomenta o interesse pela tecnologia. “Além de ser um projeto excelente, [o Sensory Cap] auxilia os nossos alunos a começarem a querer pensar em projetos, a estudar cada vez mais e entrar nesse mundo da tecnologia, que, em 2024, é algo de que não conseguimos mais viver sem”, explica. Durante este ano, os estudantes também trouxeram o projeto “Sensory Cap” para a Olimpíada Nacional de Biomédica, do Projeto Nativos do Futuro, uma parceria entre o Inatel e a FINEP.

 

Tecnologia para manutenção da qualidade de vida

O segundo dia de Feira contou com duas premiações diferentes. Na categoria do 2º ano, o projeto AQUABOTS - Uma Iniciativa por um Futuro Melhor, do Colégio Tiradentes da Polícia Militar PMMG - Unidade Pouso Alegre (MG), ficou com a 1ª colocação. A iniciativa tem o objetivo de melhorar a eficiência dos sistemas de esgoto para reduzir enchentes, utilizando um robô aquático que detecta e remove resíduos que podem obstruir a passagem de água. Além disso, o projeto conta com um aplicativo integrado ao sistema Gov.Br, que alerta sobre chuvas e locais propensos a enchentes, permitindo que a população e as autoridades tomem as devidas precauções.

Outro destaque do evento foi o projeto que conquistou o 1º lugar na categoria 3º ano: Saúde Integrada. Desenvolvido por estudantes da Escola Estadual Professora Maria Antonieta Romano Salgado, de Olímpio Noronha (MG), o projeto propõe um aplicativo móvel que integra e facilita o acesso a serviços de saúde, melhorando o contato e a eficiência entre os habitantes e os profissionais da área. Entre as funcionalidades do aplicativo estão o agendamento de consultas e exames, armazenamento seguro do histórico médico digital, comunicação direta entre pacientes e agentes de saúde via chat e um botão de emergência para alertar os agentes em caso de necessidade.

A Feira de Ciências foi um espaço importante para o desenvolvimento de habilidades científicas e tecnológicas dos estudantes, além de fomentar o debate sobre soluções sustentáveis para desafios urbanos e sociais. A iniciativa faz parte do compromisso do Inatel em incentivar o conhecimento e a inovação entre os jovens.

Veja abaixo a lista dos projetos ganhadores da Feira de Ciências do Inatel de 2024:

Categoria 9º Fundamental II e 1º ano do Ensino Médio

  • 1º colocado: Sensory Cap
    Escola: Externato Nossa Senhora de Lourdes – Campanha (MG)
    Alunos: Maria Vitória Barbosa Dias e José Arnaldo Vilamarim 
  • 2º colocado: Site de Conscientização do Autismo
    Escola: Escola Estadual Professor Souza Nilo – Itanhandu (MG)
    Alunos: Geovana Oliveira Silva, Kael Mendes Maturro e Murilo Gomes

Categoria 2º ano do Ensino Médio

  • 1º colocado: AQUABOTS - Uma iniciativa por um futuro melhor
    Escola: Colégio Tiradentes da Polícia Militar PMMG - Unidade Pouso Alegre (MG)
    Alunos: Arthur Rodirlei Silva de Almeida, Gabriel Scodeler Passos e João Pedro de Oliveira Campos
  • 2º colocado: Ouro Azul Jardim Paraíso
    Escola: Escola Estadual Interventor Alcides Lins – Curvelo (MG)
    Alunos: Felipe Gabriel Pereira Lopes, Gustavo Ariel Marques Ribeiro e Ana Luiza de Souza Viana

Categoria 3º ano do Ensino Médio

  • 1º colocado: Saúde Integrada
    Escola: Escola Estadual Professora Maria Antonieta Romano Salgado – Olímpio Noronha (MG)
    Alunos: Isabella Gonçalves Pereira, Luíza Helena Inácio Benedito e Giovanna Vitória Aparecida dos Santos
  • 2º colocado: Smart Green House
    CEP - Centro de Educação Profissional "Tancredo Neves" – Brasópolis (MG)
    Alunos: Beatriz das Graças Silva Marques, Nathália Eugênia Pereira Teixeira e Rayssa de Carvalho Inácio

Veja mais