Finatel homenageia o Inatel e seus colaboradores pelos 60 anos de história

Gesto simboliza o reconhecimento da Finatel àqueles que ajudaram a construir o Instituto.

A Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações reuniu a comunidade do Inatel e de Santa Rita do Sapucaí para celebrar os 60 anos da instituição e homenagear os colaboradores que, ao longo de seis décadas, se dedicaram à construção e consolidação do Inatel, referência em educação, ciência e desenvolvimento tecnológico no país.

A homenagem, deliberada pela Assembleia Geral da Finatel, foi marcada pelo descerramento da placa comemorativa aos 60 anos, simbolizando o reconhecimento coletivo da mantenedora ao Inatel e à comunidade inatelina. Também foi descerrada uma placa de homenagem post mortem, dedicada a todos os colaboradores que já não estão presentes, mas que estiveram à disposição do Inatel em momentos decisivos de sua trajetória.

Para o presidente da Finatel, professor Marcelo de Oliveira Marques, as homenagens representam um registro histórico importante para o fortalecimento e o desenvolvimento do Inatel. Além de toda a contribuição, os profissionais homenageados deixam um legado permanente para a história da instituição. “São valores que moldaram cada um de nós que estamos no Inatel e que seguimos levando adiante, com base em tudo aquilo que eles nos ensinaram e, com o fruto do seu trabalho, colocaram à nossa disposição e de toda a nossa comunidade”, afirma.

A cerimônia, realizada no dia 16 de dezembro de 2025, contou com a presença de ex-diretores do Inatel e ex-presidentes da Finatel, que relembraram histórias e desafios à frente da instituição e celebraram o desenvolvimento do Instituto nesses 60 anos:

José Geraldo de Souza, presidente da Finatel de 2010 a 2020

“Eu entendo essa comemoração como coletiva, porque nós estamos celebrando uma instituição que começou a ser construída por todas as pessoas que já passaram por aqui. Essa é uma construção coletiva, em que cada um tem uma participação extremamente importante. sem essa participação, a instituição não seria aquela que é hoje”.

Adonias Costa da Silveira, presidente da Finatel de 1985 a 2010

“É com grande satisfação que eu vejo que o Inatel continua se desenvolvendo e implementando o sonho do professor José Nogueira Leite. Eu tive a satisfação de ser monitor do Nogueira Leite e é com muita felicidade que eu posso rever colegas e colaboradores que estiveram à frente dessa instituição”.

Homenagem ao Clube Feminino da Amizade

Durante a solenidade, a Finatel também homenageou o Clube Feminino da Amizade, reconhecendo o apoio oferecido ao Inatel desde seus primeiros anos. O grupo atuou na organização de recepções oficiais, na ornamentação de eventos institucionais e na hospedagem de professores e estudantes, entre outras contribuições, prestando apoio decisivo em momentos importantes da história do Instituto.

“O Inatel mudou a vida de Santa Rita do Sapucaí. Foi uma mudança maravilhosa para a cidade e só trouxe benefícios. Tudo o que foi preciso na época, nós ajudamos. Também orientávamos quem chegava de fora, porque muitos não eram daqui”, relembra Maria Velma Coelho Figueiredo, integrante do grupo.

Para o diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, relembrar essas trajetórias reforça o compromisso institucional com a memória e o futuro do Instituto. “Relembrá-los em ocasiões como essa é extremamente importante. Mostra que, com seriedade, empenho e dedicação, o Inatel contou com cada um deles na construção da sua história e daquilo que ainda está por vir”, destaca.

Confira o álbum de fotos da Cerimônia de Homenagem aos 60 anos do Inatel