A diretoria do Inatel esteve presente na visita feita pelo governador Antônio Anastasia a Santa Rita do Sapucaí na tarde de quarta-feira, dia 19 de janeiro. Após passar pelo bairro Maristela, um dos mais atingidos pela enchente, o governador anunciou a liberação de R$ 3 milhões para a construção de galerias pluviais no município. Representando o Inatel estiveram presentes o diretor do Instituto, Marcelo de Oliveira Marques, e o presidente da Finatel, José Geraldo de Souza, além do secretário de Ciência e Tecnologia, Pedro Sérgio Monti, que também é professor do Inatel.
Secretário de Ciência e Tecnologia, Pedro Sérgio Monti, pres. Finatel,
José Geraldo de Souza, e dir. do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques
Durante entrevista coletiva, Anastasia falou sobre a importância de Santa Rita do Sapucaí para a economia do Estado e das parcerias com instituições de ensino e pesquisa como o Inatel. "As parcerias continuam permanentes em todas as áreas, principalmente de fomento econômico. A situação de Santa Rita do Sapucaí é muito positiva na geração de emprego e vamos continuar investindo porque estamos em uma das locomotivas econômicas de Minas", disse o governador.
O diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, acredita que do Instituto podem surgir ações para contribuir com a infraestrutura da cidade, como por exemplo, o projeto de monitoramento do rio Sapucaí, apresentado por estudantes na Feira Tecnológica do Inatel em 2010, que deve ser doado ao município. "Além disso, nos próximos anos a instituição irá fortalecer a participação nas atividades voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico, sendo esta mais uma forma de atrair investimentos para a cidade".
Pres. da Finatel, José Geraldo de Souza, e diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, com governador Antônio Anastasia