Fotos, reportagens e depoimentos retratam a história da criação e desenvolvimento do Vale da Eletrônica em uma exposição no Espaço Cultural Inatel. A mostra foi aberta no dia 31 de março e pode ser vista até 30 de setembro.
A exposição traz curiosidades sobre os pioneiros da inovação em Santa Rita do Sapucaí, como Sinhá Moreira, fundadora da Escola Técnica de Eletrônica, do José Nogueira Leite, idealizador do Inatel, e, em especial, do prefeito Paulo Toledo, o Paulinho Dentista. Foi ele que na década de 80 idealizou a transformação da cidade em um polo tecnológico, movimento que contou com o apoio das instituições de ensino e das empresas instaladas no município. "O projeto do Paulinho era valorizar a mão de obra formada nas escolas de Santa Rita do Sapucaí no próprio município, afinal, temos o que é mais importante, uma educação de excelência. E o sonho dele deu muitos frutos e é um orgulho ver isso retratado nessa exposição", disse Leda Carneiro de Toledo, viúva de Paulinho Dentista, que doou o acervo do marido, falecido em 1998, para o Centro de Memória Inatel.
O vice-diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, também destacou a importância desse movimento para o desenvolvimento não apenas do município. "Podemos considerar o Vale da Eletrônica um dos grandes marcos da engenharia nacional, um marco que se transforma a cada dia na busca do fortalecimento da indústria eletroeletrônica. Para nós, é mais que uma exposição, é uma ferramenta de manter viva essa história".
A irmã de Paulinho Dentista, Miriam de Toledo, e o vice-prefeito de Santa Rita do Sapucaí e pró-diretor de Extensão Comunitária do Inatel, Wander Wilson Chaves, também estiveram na abertura da exposição.
O Espaço Cultural Inatel está localizado no segundo piso do prédio 5, ao lado do Teatro, e fica aberto de segunda à sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado, das 8h às 18h.