Inatel abre inscrições para curso de pós-graduação em Automação e Controle Industrial

Para atender às demandas crescentes de formação e qualificação profissional na área de automação industrial, o Inatel oferece o curso de pós-graduação em Engenharia de Sistemas Eletroeletrônicos, Automação e Controle Industrial, com inscrições abertas para o segundo semestre. A pós tem duração de dois anos e as aulas serão ministradas aos sábados, com pelo menos um sábado livre por mês, no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí. A aula inaugural será promovida no dia 28 de julho.

pos-inatel-automacaoO grande diferencial do curso é o volume de aulas práticas, que representam metade do conteúdo, ministradas no laboratório de Automação e Controle e nos diversos laboratórios do Inatel. Os interessados podem se inscrever pelo site www.inatel.br/pos. Alunos de graduação e de pós-graduação do Inatel têm desconto nas mensalidades.

O mercado para os profissionais especializados em automação, sistemas eletroeletrônicos e controle industrial é promissor e as expectativas são de crescimento acelerado das demandas nos próximos anos. Estimativas de uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostram que as nove profissões do futuro são relacionadas com engenharia, automação industrial e informática.

Um dos coordenadores do curso da pós do Inatel, professor Yvo Marcelo Chiaradia Masselli, ressalta que o crescimento no setor de automação industrial não é uma expectativa, mas uma tendência que caminha junto com o crescimento industrial do país. "A relativa facilidade ao crédito faz com que o número de empresas que automatizam as linhas de produção aumente constantemente. A disponibilidade de profissionais capacitados é fundamental para o atendimento desta demanda", ressalta.

Ainda de acordo com o professor apesar das vagas serem muitas, as empresas procuram por profissionais atualizados com as novas tecnologias do setor industrial. "O elevado avanço das tecnologias associadas à área de Automação Industrial faz com que as mudanças em processos industriais ocorram de forma muito rápida. Desde o profissional que atua em áreas técnicas, até aqueles com funções puramente gerenciais devem estar preparados para acompanhar estas mudanças", comenta.