Os cursos a serem aplicados serão Gestão de Incubadoras, nos dias 6 e 7 de outubro, com a presença de uma equipe de coordenadores da FESP que virá ao Inatel, e o curso de Desenvolvimento e Acompanhamento de Projetos, visando a captação de recursos em agências de fomento. Posteriormente, o desenvolvimento do Planejamento Estratégico da Incubadora e a implantação do Sistema de Acompanhamento de Empresas Incubadas – Software Pronto! serão aplicados na própria unidade da FESP.
Paralelamente a estas atividades será desenvolvido o EVTEC, contendo a visão dos dirigentes da Fundação, que irá diagnosticar se a nova Incubadora será do tipo multisetorial, tecnológica, temática, entre outros.
A parceria entre a FESP e o NEmp iniciou-se em agosto, quando o presidente do Conselho Curador da Fundação, Fábio Pimenta Esper Kallás e o diretor da Faculdade de Administração de Passos, Vivaldo Silvério de Souza Filho, vieram conhecer a Incubadora de Empresas do Inatel. A partir daí, decidiram implantar um Programa de Incubação seguindo os padrões do Instituto. De acordo com o coordenador do NEmp, Rogério Abranches, “o objetivo da parceria é transferir para a Universidade de Passos a experiência e o conhecimento adquiridos pela Incubadora do Inatel, de forma adaptada ao contexto, à necessidade e à visão estratégica de seus dirigentes ”.
Para o especialista do NEmp, Jaci Alvarenga Theodoro, que recentemente ministrou palestra na FESP, a convite de seus dirigentes, “ a instituição possui características, infra-estrutura e ambiência apropriadas para a operação de uma Incubadora de Empresas de sucesso”.