As pesquisas em redes móveis 5G e 6G e Internet do Futuro, desenvolvidas no Inatel, foram apresentadas no 41º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC), realizado de 22 a 26 de maio, em Brasília. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório de Redes de Computadores (LARC).
O professor e coordenador do ICT Lab, Antonio Marcos Alberti, participou de diversas atividades. No Workshop de Pesquisa Experimental da Internet do Futuro (WPEIF), apresentou o artigo “Flexibilidade e Criação de Novos Cenários de Redes Softwarizadas com Kubernetes (K8s) e Rede FIBRE”, dos pesquisadores Carlos Eugênio Benicio Duarte, Jonas Lopes de Vilas Bôas, Henrique Rodrigues Mendonça, Tibério Tavares Rezende, José Marcos Câmara Brito, além de Alberti.
O professor também participou do painel “A Experimentação nas Redes do Futuro: Desafios e Perspectivas”, ao lado de representantes da Rede Nacional de Pesquisa (RNP), moderou o painel sobre 6G, foi avaliador do concurso de melhores teses e coordenador do Hackathon SMARTNESS / 5G Dataset Challenge. Os participantes do Simpósio puderam conferir o livro “Novos Renascimentos”, recém-lançado pelo pesquisador Alberti, que fez uma sessão de autógrafos no evento.
Workshop RNP
Durante o SBRC, também foi realizada a 24ª edição do Workshop RNP, nos dias 22 e 23 de maio, com as demonstrações de projetos de Pesquisa e Desenvolvimento fomentados pela Rede Nacional de Pesquisa. A pesquisadora Daniely Gomes Silva e o especialista do ICC, Carlos Eduardo da Silva Inácio apresentaram o 5G in a Box, solução capaz de criar uma rede móvel particular, e o projeto Brasil 6G, grupo pioneiro no mundo em pesquisas da futura rede de comunicação móvel.