As ações focadas na formação de competências, no desenvolvimento de soluções em Internet of Things (IoT) e as pesquisas em 5G serão os destaques do Inatel durante o Futurecom deste ano, o maior evento de Telecomunicações, Tecnologia da Informação e Internet do Brasil e América Latina, realizado de 17 a 20 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. No estande do Inatel, I5 Hall D, serão apresentados os detalhes do recém-lançado Inatel Smart Campus, as facilidades para o desenvolvimento de projetos de inovação com financiamento da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – Embrapii, da qual o Inatel é uma unidade, além das pesquisas do Centro de Referência em Radiocomunicações.
Na área de Educação Continuada, os interessados poderão conferir as novas opções de pós-graduação para 2017, como o curso de Engenharia Clínica e Biomédica, que será oferecido no Rio de Janeiro, de Engenharia de Sistemas e Comunicações sem fio, em Campinas, além do lançamento da pós em IoT e MBA de Gestão Empresarial em Ambiente Tecnológico que serão oferecidas em São Paulo. Há também novidades de cursos a distância, como de Sistemas de Comunicações Digitais e o de Smart Cities, que também terá uma turma presencial nos dias 7 e 8 de dezembro, no escritório do Inatel no WTC.
Congresso
O professor e coordenador do ICT Lab do Inatel, Antônio Marcos Alberti, fará uma palestra sobre “IoT e Aplicações em Smart Cities”, no dia 19 de outubro. Na mesma data, o diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, estará no painel “Transformando e evoluindo a competência profissional através de uma nova Educação Digital”, que vai reunir líderes de importantes instituições de ensino do país. Já o vice-diretor do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, estará no novo espaço do evento, o “TI para empresas”, e vai falar sobre a convergência do mercado e como os profissionais podem se capacitar para atender essa demanda.
Seeds For The Future
Durante o Futurecom, também será realizada a cerimônia de premiação dos alunos do Inatel selecionados pelo programa Seeds For The Future, da multinacional chinesa Huawei. O programa avaliou um grupo de 15 estudantes e cinco deles vão passar duas semanas na China, em um intercâmbio cultural e acadêmico, com cursos na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. A viagem será realizada entre 21 de novembro e 2 de dezembro, a primeira semana em Pequim e a segunda em Shenzhen, onde fica a sede da multinacional. Além do Brasil, a Huawei realiza o programa com jovens de 30 países, incluindo Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Hungria.
5G
No dia 20 de outubro, semana do Futurecom, o Inatel realiza mais uma edição do curso gratuito sobre Redes de Comunicações Móveis 5G - cenários, requisitos, aplicações e tendências tecnológicas. O curso é aberto a profissionais e estudantes da área de tecnologia e acontece no escritório regional da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em São Paulo. O treinamento vai das 8h às 12h e das 13h às 17h. As inscrições devem ser feitas no site inatel.br/crr/eventos e são disponibilizadas 60 vagas. O escritório regional da Anatel fica na Rua Vergueiro, 3.073, na Vila Mariana.