Alunos da Cas@Viva durante atividade em 2010
O programa social Inatel Cas@Viva há oito anos promove a inclusão social de adolescentes de famílias de baixa renda de Santa Rita do Sapucaí através de várias atividades ligadas à tecnologia e ciências humanas. Desde que foi criado, o programa atendeu mais de 1.400 jovens do 9º ano do ensino fundamental e também do 1º ano do Ensino Médio, selecionados de acordo com o desempenho escolar e renda familiar. Em 2011, são 82 alunos no módulo I do projeto, que têm aulas de informática, ética e cidadania, comunicação, meio ambiente, teatro, música e esportes. Outros 14 alunos, que tiveram bom desempenho em 2010, continuam no programa Cas@Viva, no módulo 2, com atividades voltadas para a informática.
Pacientes que integram pesquisa na área de engenharia biomédica
Também estarão no estande do Inatel pacientes que participam da pesquisa do Grupo de Estudos de Engenharia Biomédica do Instituto através do Elevador Ortostático, instalado no asilo da cidade. Atualmente, sete pessoas com lesão medular participam de pesquisa que propõe um novo tratamento pela reeducação da marcha e a prática de musculação pelos pacientes com deficiência. Outro projeto da área biomédica que será apresentado na mostra é o andador microcontrolado, desenvolvido pelos alunos Marcel da Silva e Danilo Pereira, da Engenharia Elétrica, e Diego Marcel, da Engenharia da Computação. O equipamento tem motor e rodas com giro de 360°, facilitando o andar de pacientes com dificuldades de locomoção, que não precisam fazer força para levantar o andador na hora de mudar o passo.
Os visitantes terão acesso também as informações do projeto Inatel Cultural, que já trouxe várias atrações para Santa Rita do Sapucaí como peças teatrais, shows e filmes O próximo evento será realizado no dia 29 de abril, com a apresentação gratuita da orquestra de câmara de cordas australiana Monash Sinfonia, no encerramento do V Workshop EmprendeSUR.
Inatel Cultural promove várias atrações na cidade
A 5ª Mostra do Comércio de Santa Rita do Sapucaí será realizada no ginásio poliesportivo Alcides Mendes Rennó, o Alcidão, sexta-feira, das 18h às 22h, sábado, das 17h às 23h, e domingo, das 13h às 18h.