Inatel apresenta serviços de TV digital para visitantes estrangeiros

Com o objetivo de promover nosso padrão de TV Digital em outros países, o governo brasileiro confiou ao Inatel algumas missões para realizar testes nos países alvo. No dia 26 de agosto, uma visita marcou um passo importante nesse sentido, pois representantes de Botsuana e Senegal, países africanos, visitaram o Instituto para obterem mais informações sobre as vantagens de aderir ao padrão nipo-brasileiro de TV Digital (ISDB-Tb). A visita contou também com a presença do assessor do Departamento de Temas Científicos e Tecnológicos do Ministério de Relações Exteriores do Brasil, Eduardo Terada Kosmiskas.

inatel-visitantes-agosto2011_-_cpiaNa ocasião, os visitantes foram recebidos pelo professor Leonardo Maia do Escritório de Assuntos Internacionais do Inatel e assistiram uma apresentação do professor Luciano Leonel, que destacou as vantagens do ISDB-Tb frente ao padrão europeu (DVB) e debateu com os participantes dúvidas técnicas referente à tecnologia.

O objetivo de promover o modelo brasileiro de TV Digital em outros países tem feito com que o Inatel e o governo federal atuem em conjunto em diversas ações internacionais. A maior parte dos testes deve ser feita em países da África, como em Angola, por exemplo, onde o Inatel realiza medições desde o primeiro semestre.

Projeto Comprador

Com o intuito de aumentar as parcerias internacionais, o Inatel recebeu no dia 25 de agosto, representantes da Venezuela, Equador, Chile, Peru, Paraguai, Argentina, e México. Ao todo foram 16 visitantes que tinham como foco principal conhecer as tecnologias de TV Digital produzidas pelo Inatel. Os visitantes assistiram uma palestra proferida pelo professor Leonardo Maia do Escritório de Assuntos Internacionais do Inatel onde puderam conhecer melhor os serviços oferecidos pelo Inatel e identificar oportunidades de atuação em seus respectivos países.

A visita faz parte das atividades do Projeto Comprador do PSI de eletro-eletrônicos da APEX - Agencia Brasileira de Promoção a Exportação e Investimentos, ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil. Esta ação objetiva trazer potenciais clientes estrangeiros para conhecer instituições brasileiras e assim desenvolver possíveis parcerias e negócios.