Inatel assina convênio com Faculdade de Engenharia do Porto

A partir de 2015, alunos do Inatel poderão cursar disciplinas na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e vice-versa. O convênio que prevê a mobilidade de estudantes das duas instituições foi assinado durante o ACE Fórum – Aliança para Cooperação em Engenharia, realizado em Portugal entre os dias 5 e 7 de maio.Professor Leonardo Maia durante ACE Forum, em Portugal

O responsável pelo Escritório de Assuntos Internacionais do Inatel, professor Leonardo Maia, participou do evento que debateu a união de instituições internacionais de ensino para a divulgação do conhecimento, desenvolvimento de pesquisas científicas e a importância disso para a inovação. "No caso do intercâmbio de alunos, o edital para os estudantes do Inatel e da FEUP será aberto no segundo semestre", disse Leonardo.

O Inatel também entrou em contato com o Instituto Superior Técnico de Lisboa – uma das universidades de engenharia mais antiga de Portugal, e do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa para possíveis convênios no futuro.

Atualmente o Inatel conta com convênio com instituições em 17 países, 13 alunos do Instituto estudam no exterior e 43 estrangeiros estão na instituição brasileira nos cursos de graduação, pós-graduação e Mestrado.

Evento da ITU em Praga

Apresentação do Inatel em evento da ITU, em Praga

O Inatel também marcou presença no evento da União Internacional das Telecomunicações em Praga, na República Checa, sobre promover a inovação e parcerias na capacitação humana na área de Tecnologia, Comunicação e Informação (TIC). O professor Leonardo Maia apresentou as competências do Inatel nas áreas de ensino, treinamento e desenvolvimento de soluções para o mercado.

No evento também foram debatidas as mudanças no ITU Academy, que oferece treinamento na área de TIC através de convênios com várias instituições do mundo. A partir do ano que vem, na região das Américas, que inclui o Brasil, apenas seis centros de excelência selecionados serão responsáveis por esta capacitação.