Notas 4 e 5 nos cursos de Tecnologia e Engenharia são decisivas para boa formação e financiamento dos alunos
O Inatel assinou o termo de participação no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre, possibilitando que os novos alunos e aqueles que ainda não possuam o Financiamento Estudantil possam pleitear o benefício junto ao governo federal. O Instituto se enquadrou em todas novas normas determinadas pelo Ministério da Educação em portaria publicada no dia 3 de julho, tanto aquelas relacionadas aos critérios de qualidade dos cursos à serem financiados quanto às normas de caráter institucional. Assim, os alunos matriculados têm a garantia de encontrar o Inatel entre as Instituições de Ensino Superior aptas a receber o financiamento neste segundo semestre.
A definição final de quantas vagas serão destinadas a cada instituição ainda depende do cruzamento de todos os critérios definidos pelo MEC e a perspectiva é muito positiva, já que a maioria dos cursos do Inatel é de Engenharia, área considerada prioritária pelo governo federal para o desenvolvimento do país. Além disso, terão preferência nos novos contratos os cursos com notas 4 e 5 nas avaliações do Ministério da Educação, parâmetro no qual o Inatel também se enquadra.
Nesse momento, é importante os estudantes interessados ficarem atentos aos requisitos necessários a eles na hora de preencher o pedido no portal do Fies. Entre as exigências para os alunos estão a participação no Enem – Exame Nacional do Ensino Médio e renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.
É importante reforçar que no primeiro semestre todo o montante previsto do Fies foi liberado para os estudantes do Inatel. Além do Financiamento Estudantil do governo federal, o Instituto também oferece outras formas de custeio da mensalidade, como as bolsas oferecidas pela Fundação Mantenedora do Inatel aos alunos que podem participar de programas acadêmicos para a conquista desse benefício.
As inscrições para o Vestibular de Inverno do Inatel estão abertas até dia 23 de julho no site inatel.br/vestibular. O Inatel oferece cursos de Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Computação, Engenharia Biomédica, Engenharia de Controle e Automação, Tecnologia em Automação Industrial e Tecnologia em Gestão de Telecomunicações. Outras informações no e-mail vestibular@inatel.br ou pelo telefone (35) 3471-9345.