O Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) realizou, na última terça-feira (28), a Cerimônia de Destaques do Quadriênio 2021–2024 e Destaques Acadêmicos de 2024, que reconheceu alunos, egressos, professores e pesquisadores pelos resultados alcançados nos programas de Mestrado e Doutorado em Telecomunicações. O evento aconteceu no anfiteatro do Instituto e reuniu docentes, colaboradores e alunos de diferentes gerações da pós-graduação.
Ao todo, 47 homenageados foram reconhecidos em cinco categorias: Destaque Acadêmico do Curso de Doutorado em Telecomunicações (2024); Egresso de Destaque do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) no quadriênio 2021–2024; Destaque do Programa de Pós-Graduação para a Avaliação da Capes (2021–2024); Destaques em Produção Técnica e Destaques em Artigos em Periódicos (2021–2024).
Durante a cerimônia, o diretor do Inatel, Carlos Nazareth, destacou a importância do momento como reflexo do crescimento contínuo do Instituto:
“O Inatel se torna cada vez maior, mais relevante e mais importante dentro do cenário nacional e internacional pelo programa de mestrado, doutorado e pela pesquisa que nossa casa realiza. O esforço de todos é gigantesco, e a constância dos trabalhos tem feito com que a gente cresça exponencialmente e floresça naquilo que podemos considerar como elite da pesquisa mundial.”
O pró-diretor de Pós-graduação e Pesquisa, José Marcos Câmara Brito, ressaltou a dimensão da produção científica e técnica do Instituto, que tem alcançado destaque nas avaliações da Capes:
“Esse é um momento importante porque são destaques formais que o programa faz junto à Capes. Tivemos, no último quadriênio, centenas de artigos e produções técnicas publicadas, e essas foram selecionadas entre centenas, não entre dez. Isso mostra a grandiosidade do trabalho e o esforço coletivo que tornam nossa produção acadêmica espetacular.”
A cerimônia reforçou o compromisso do Inatel com a excelência na pesquisa e na formação de profissionais de alto nível, que contribuem para o avanço da ciência e da tecnologia no país. O reconhecimento dos destaques do quadriênio simboliza não apenas a conquista individual de cada homenageado, mas também a consolidação do Instituto como referência nacional em ensino e pesquisa na área de telecomunicações.
Desenvolvimento acadêmico com oportunidades de bolsa
As inscrições já estão abertas para o Programa de Pós-Graduação em Telecomunicações do Inatel, com vagas de Mestrado e Doutorado para o 1º semestre de 2026. Os cursos stricto sensu, avaliados com nota 4 pela Capes, são 100% presenciais em Santa Rita do Sapucaí (MG) e têm duração estimada de dois anos. As inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de janeiro de 2026, exclusivamente pelo site do Programa.
O Inatel oferece diversas modalidades de bolsas de estudo e atualmente conta com mais de 90 alunos bolsistas na pós-graduação. As oportunidades incluem bolsas para custeio de mensalidades, concedidas mediante análise socioeconômica, bolsas de manutenção para apoio durante o período de estudos e bolsas vinculadas a Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento específicos, de acordo com a linha de pesquisa.






