O Inatel participou da etapa regional da Maratona de Programação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) 2024, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas - IFSULMINAS, em Muzambinho, em 31 de agosto. Na competição, que contou com 30 equipes inscritas, o Inatel conquistou duas medalhas de prata, com as equipes “Da pra fazer a F com DFS” (5º lugar) e “É feature, não bug” (6º lugar), além de uma medalha de bronze com a equipe “Ctrl + Alt + Delícias” (11º lugar).
A maratona é uma oportunidade para que os estudantes aprimorem habilidades de raciocínio lógico e trabalho em equipe, essenciais para a formação de engenheiros. As equipes passam por treinamentos regulares antes da competição, enfrentando desafios de programação com diferentes níveis de complexidade.
Durante a fase regional, cada time, composto por 3 pessoas, tem 5 horas para solucionar o máximo de problemas de são disponibilizados no começo da disputa. São 12 questões de diferentes níveis de dificuldade, e os estudantes foram instruídos a entregar algoritmos que permitissem chegar à solução de cada problema. Ao todo, as regionais de contaram com 872 equipes de 223 Instituições de todo o país.
A Maratona de Programação é um evento da Sociedade Brasileira de Computação que existe desde 1996. A competição é a fase classificatória (em duas fases) para a final Latino Americana do International Collegiate Programming Contest (ICPC). A primeira fase (etapa regional classificatória) é disputada em várias sedes distribuídas por todo o país e os melhores times de cada sede classificam-se para a final brasileira da competição.