O ICC - Inatel Competence Center, através do seu Laboratório de Desenvolvimento de Hardware, estará disponibilizando ao mercado, ainda no segundo semestre de 2009, o set-top box com recursos de interatividade e tecnologia 100% nacional.
O projeto desenvolvido em parceria com a Fucapi (Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica de Manaus),aconteceu em duas frentes. A Fucapi dedicou-se a produzir um software próprio, enquanto o Inatel desenvolveu a placa de circuito interno e realizou a rotina de testes com o software embarcado para garantir a integração e o funcionamento do sistema.
O set-top box possui interface para conexão à internet e a ideia é que seja instalado na parte interna da TV. Com recursos anunciados vai permitir ao telespectador executar programas interativos oferecidos pelas emissoras de TV. Ele está preparado para embarcar a plataforma Ginga, mas ainda não faz uso dela.
De acordo com Carlos Augusto Rocha, gerente de Desenvolvimento de Hardware do Inatel Competence Center "entre outros benefícios, o novo set-top box permitirá maior inclusão social, que é um dos principais objetivos do governo com a implantação da nova tecnologia".
Ainda, segundo Carlos Rocha, não há estimativa de preço para o produto, já que o valor final depende do início da produção em grande escala.