Estudantes do sul de Minas Gerais, do interior paulista, da Região Metropolitana de São Paulo e até da Bahia e do Mato Grosso do Sul conheceram os cursos e serviços oferecidos pelo Inatel durante a 5ª Feira Guia do Estudante, realizada no final de semana, em São Paulo. O evento registrou recorde de público, com 35 mil visitantes.
Diversas palestras foram oferecidas aos jovens que estão no momento de decidir qual caminho profissional seguir e a engenharia teve destaque nestas apresentações. O professor e coordenador do Processo Seletivo do Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, falou aos visitantes sobre o crescente mercado da Engenharia Biomédica, curso iniciado este ano na instituição e que coloca os engenheiros a serviço da saúde.
No domingo foi a vez do estudante Pedro Júlio Matuck falar a uma grande plateia. O aluno do 10° período de Engenharia da Computação, que já é estagiário de uma empresa em Poços de Caldas, contou porque escolheu fazer engenharia e como este aprendizado o ajudou a ver as possibilidades profissionais e pessoais de uma maneira diferente.
No estande do Inatel, os visitantes puderam participar também de um desafio envolvendo raciocínio lógico. Em uma cabine, o estudante precisava encaixar um bloco-mestre no tabuleiro disponível, fazendo-o ficar de pé sobre o buraco para cair. Mais de 200 jovens participaram do jogo e 28 pessoas foram premiadas. Entre os prêmios, Nintendo Wii para o primeiro lugar, TVs de LCD, máquinas fotográficas, HD externos e mochilas.
Com esta iniciativa o Inatel demonstrou o lado divertido, e ao mesmo tempo, desafiador da engenharia, procurando despertar nos jovens o interesse pela profissão. "É preciso derrubar o mito de que a engenharia é algo maçante, carregado de cálculo. A engenharia é antes de tudo uma busca incessante por soluções para a sociedade, para tornar a vida das pessoas mais fáceis e oferecer melhor qualidade de vida. Para isso, é preciso gostar de desafios e ser curioso", disse Carlos Nazareth.
O espaço do Inatel também foi um ponto de encontro de ex-alunos que, além de levarem seus filhos para conhecer a instituição em que se formaram, também receberam informações dos cursos de pós-graduação oferecidos pelo Instituto em outras cidades como São Paulo e Belo Horizonte. "A presença dos ex-alunos é motivo de muita alegria e comprova que nossa formação marcou a vida desses profissionais. Afinal, se eles indicam a instituição aos filhos é porque acreditam em nossa competência de ensino", comemora o coordenador do Processo Seletivo.
Alguns estudantes já garantiram a inscrição para o Vestibular 2011 no próprio estande do Inatel na Feira Guia do Estudante. Pela internet, os interessados podem se inscrever até dia 7/12 no site www.inatel.br/vestibular. As provas serão aplicadas no dia 11/12, sábado, no campus do Inatel. Outras informações pelo Disk Vestibular (35) 3471-9345 ou twitter.com/inatelvest.