Inatel e Finatel celebram a história e oficializam nova gestão em noite de homenagens

Inauguração de Galeria de Presidentes e reconhecimento a trajetórias de destaque pontuaram o evento, realizado no último sábado.

No último sábado (28), o Instituto Nacional de Telecomunicações ‒ Inatel e a Fundação Instituto Nacional de Telecomunicações realizaram uma cerimônia marcada pela valorização da história e do capital humano das instituições. O evento reuniu membros dos Conselhos e da Assembleia Geral da Finatel, ex-Diretores do Inatel e ex-Presidentes da Fundação, além dos gestores da instituição e membros da comunidade de Santa Rita do Sapucaí, para celebrar marcos de gestão e décadas de dedicação acadêmica.

Preservação da Memória e Reconhecimento 

A programação teve início com uma homenagem do Inatel aos ex-Presidentes da Finatel, com a inauguração da Galeria de Presidentes da Fundação, instalada na Sala José Nogueira Leite. A iniciativa valoriza o legado das lideranças que conduziram a Fundação ao longo de sua trajetória: Fredmarck Gonçalves Leão (1969 - 1980), Hélio Mokarzel (1980 - 1985), Adonias Costa da Silveira (1985 - 2010) e José Geraldo de Souza (2010 - 2020). 

Para o Presidente da Finatel, Prof. Marcelo de Oliveira Marques, o ato reforça a identidade da instituição: "Esta homenagem é fundamental para fortalecer algo que não pode se perder: a memória institucional. Aqueles que esquecem o passado não conseguem construir o futuro. Com a inauguração desta galeria, reconhecemos e reverenciamos aqueles que se doaram para o desenvolvimento da Finatel e do Inatel, garantindo que o legado de solidez deixado pelos nossos fundadores continue a crescer a cada dia." 

O Diretor do Inatel, Prof. Carlos Nazareth, também refletiu sobre a importância do reconhecimento histórico: "Rendemos hoje uma justa homenagem àqueles que ajudaram a construir e sustentar a nossa missão. A dedicação de cada um no desenvolvimento desta casa nos permite afirmar com orgulho: o futuro não tem hora, mas tem lugar, e este lugar é o Inatel." 

Em um momento de emoção, a Finatel prestou uma homenagem ao Professor Carlos Augusto Rocha. Eleito para o Conselho Diretor da Finatel, o docente faleceu em dezembro de 2025, antes de tomar posse. Com mais de duas décadas na instituição, atuando como professor de centenas e Pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologias e Inovação, Prof. Carlos Augusto deixou um legado de comprometimento, visão inovadora e valores humanos que marcaram profundamente a comunidade acadêmica. 

Nova Gestão Finatel (2026-2030) 

A cerimônia formalizou a nova gestão da Fundação com a entrega oficial dos Diplomas de Eleição e Termos de Posse a todos os membros dos Conselhos Diretor e Fiscal. 

Conselho Diretor 

  • Presidente: Prof. Marcelo de Oliveira Marques 
  • Vice-Presidente: Prof. Luciano Leonel Mendes 
  • Vogais: Prof. Carlos Alberto Ynoguti, Prof. Fabiano Valias de Carvalho e Prof. Rausley Adriano Amaral de Souza. 
  • Suplentes: Prof. Estevan Marcelo Lopes e Prof. Carlos Francisco de Almeida Cavalcanti Ribeiro. 
Conselho Fiscal 
  • Vogais: Prof. José Geraldo de Souza, Sr. José Humberto Guerzoni, Sr. Webber Mendes Miranda, Prof. André Luis da Rocha Abbade e Prof. Renzo Paranaíba Mesquita. 
  • Suplentes: Prof. Egidio Raimundo Neto, Sr. Leandro Silva Souza, Prof. Renan Sthel Duque, Prof. João Paulo Carvalho Henriques e Prof. Evandro César Vilas Boas. 
Três décadas de dedicação 

Encerrando as homenagens, a Fundação reconheceu a dedicação, o empenho e a competência do seu corpo docente. Os professores Rodrigo Guaracy Santana e Dayan Adionel Guimarães foram homenageados pelos seus mais de 30 anos dedicados à docência, um que contribuíram significativamente para a excelência em todas as atividades do Instituto.