O Inatel e a Siga Antenado – EAF ampliaram a parceria de consultoria técnica para desocupação e migração de faixa de frequência utilizada para a entrada da rede 5G nos municípios brasileiros. Segundo o gerente de treinamento e consultoria do Inatel, Frederico Trindade, nesta nova parceria, além da consultoria técnica, o Inatel realizará os testes e homologações de novos filtros e LNB, de diferentes fabricantes, a serem implementados para não haver interferências nos demais serviços existentes, como é o caso dos sistemas satelitais profissionais (FSS), das emissoras de TV aberta. Além disto, serão homologados também mais marcas de Setup Box, que serão instalados nas casas dos usuários de TV por satélite.
Na primeira etapa da parceria, iniciada em março deste ano, os especialistas do Inatel ajudaram a definir os requisitos técnicos necessários para a desocupação da faixa de frequência da banda C, utilizada pelas emissoras de TV abertas via satélite, e para a migração do sinal da banda C para a banda Ku. Todas as definições foram debatidas em grupos de trabalhos envolvendo a Anatel, operadoras de telefonia e radiodifusão, para que a Entidade Administradora de Faixa pudesse atuar na execução da política pública.
"A parceria com o Inatel é uma escolha acertada", afirma Antonio Parrini, diretor de operações da EAF. "Na primeira etapa do projeto, o Inatel realizou trabalho assertivo, técnico e essencial em um momento desafiador, pois foi quando definimos as especificações dos equipamentos adquiridos pela EAF. A ampliação da parceria com a instituição nesta nova fase reforça nossa confiança na qualidade e no conhecimento técnico dos profissionais envolvidos no projeto."