O encontro, realizado no último dia 22, na capital Assunción, contou com a presença do especialista em desenvolvimento de negócios do Inatel Competence Center (ICC), o engenheiro Leonardo Luciano de Almeida Maia, como representante oficial do Instituto, bem como do presidente da Comisión Nacional de Telecomunicaciones (Comissão Nacional de Telecomunicações) - Conatel, Dr. Jorge Seall, além de dois gerentes técnicos da mesma entidade. A Conatel é o órgão responsável pelo fomento, controle e regulamentação das telecomunicações no Paraguai.
Em uma reunião posterior reuniu-se com o secretário executivo, Dr. Augusto dos Santos, que comanda a Secretaria de Informação e Comunicação para o desenvolvimento e que demonstrou interesse no assunto e enfatizou que ‘o Paraguai precisa se decidir logo quanto ao assunto TV Digital'.
Maia tratou sobre a expertise do Inatel em sistemas de TV Digital. "Apresentei o Inatel e, por conseguinte, o ICC, com o intuito de mostrar às autoridades paraguaias os trabalhos que já realizamos e ainda estamos realizando na área de TV Digital. Já trabalhamos com esse tema da TV Digital antes mesmo da decisão do governo brasileiro quanto ao sistema e estamos prontos para ajudar o Paraguai nesse assunto", afirma.
Logo após tratar sobre as diferentes frentes de conhecimento, as quais poderão servir à transferência de conhecimento entre Brasil e Paraguai, o engenheiro enfatizou que diversos países da América Latina já adotaram o sistema de TV Digital desenvolvido pelo Inatel. "O Inatel já estabeleceu parcerias com entidades peruanas e temos desenvolvido trabalhos conjuntos de capacitação dos profissionais do Peru. Da mesma forma, mantemos contato com entidades da Colômbia e agora daremos continuidade aos contatos já iniciados com o Chile e Argentina. Destacamos nessa reunião com autoridades paraguaias que mesmo sem uma decisão, quanto ao padrão escolhido, podemos começar a capacitação dos profissionais paraguaios nessa nova tecnologia e que estamos prontos para assessorá-los, nesse processo estratégico, para eleger um padrão adequado ao país", ressalta.
Parceria
No fim da reunião, foi acordado que um documento oficial será preparado, entre as instituições, servindo como acordo de cooperação. O objetivo do documento é iniciar as conversações, para um trabalho comum não somente com o governo, mas com as instituições educacionais interessadas no sistema de TV Digital Brasileiro.