Inatel firma convênio para intercâmbio de alunos com universidade alemã

inatel-convenio-jade-university-fev-2013-1Parceria com a Jade University prevê que alunos estudem de seis meses a um ano na Alemanha

O diretor do Inatel, professor Marcelo de Oliveira Marques e o presidente da Jade University, Elmar Schreiber assinam convênio de parceriaNo dia 21 de fevereiro o Inatel assinou um convênio de parceria para intercâmbios de alunos com a Jade University, da cidade de Wilhelmshaven, na Alemanha. O documento, assinado pelo diretor do Inatel, professor Marcelo Marques e o presidente da universidade alemã, Elmar Schreiber, estabelece que alunos do Inatel realizem intercâmbio na Jade University, e prevê também que alunos da universidade alemã venham estudar no Inatel.

A parceria entre as duas instituições já existe há mais de oito anos e permite que anualmente alunos e professores do Inatel participem do BME Summer Course, curso intensivo de Engenharia Biomédica com duração de três semanas. Com o novo convênio, estudantes de todos os cursos de graduação do Inatel poderão estudar na Alemanha por um período de seis meses a um ano. Com um tempo de estadia maior na Jade University, os estudantes vão cursar disciplinas regulares dos cursos de graduação da universidade e também aprender alemão.

De acordo com o coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, professor Fabiano Valias de Carvalho, o intercâmbio dos alunos representa uma ótima oportunidade de adquirir conhecimento técnico e também de ter uma experiência internacional. "Hoje em dia para ser um profissional de sucesso é importante não só a formação técnica, mas também a formação na área humana, a convivência com pessoas de culturas diferentes", ressalta.

Além do intercâmbio de alunos, o novo contrato de parceria permitirá que professores do Inatel permaneçam um tempo na universidade alemã, e professores da Jade University fiquem algumas semanas no Inatel. O objetivo é a troca de experiências e aperfeiçoamento profissional.

Cerimônia

A coordenadora do escritório internacional da Jade University, Andrea Menn, explicou os detalhes do intercâmbio para os alunos A solenidade de assinatura do convênio reuniu representantes da Jade University, professores e alunos do Inatel. Na ocasião, o diretor do Instituto, professor Marcelo de Oliveira Marques frisou a importância do intercâmbio cultural e acadêmico entre alunos de diversos países e a possibilidade da dupla diplomação em breve. "Queremos criar as condições para que os nossos alunos tenham uma experiência internacional, inclusive com a possibilidade de, em um futuro breve, obterem a dupla diplomação. Contudo, queremos, também, trazer outras culturas para dentro do Inatel, para que por meio dessa convivência vocês, alunos, possam se enriquecer profissionalmente e também culturalmente", disse.

O evento contou também com uma palestra ministrada aos alunos pela coordenadora do escritório internacional da Jade University, Andrea Menn. Andrea exclareceu como vai funcionar o processo de intercâmbio e mostrou as características estruturais, educacionais e culturais da Jade University e da cidade de Wilhelmshaven. "Este convênio é muito importante para nós, porque é nossa primeira parceria com uma instituição brasileira e reforça a cooperação entre Inatel e Jade University que já acontece há mais de oito anos", destacou.

A universidade alemã integra a lista de instituições de mais de 16 países que são parceiras do Inatel para intercâmbio e estágios coordenados pelo Nesp. "Este convênio reforça o compromisso do Inatel em entregar ao mercado de trabalho profissionais qualificados e experientes, e será uma grande oportunidade para os alunos vivenciarem as exigências internacionais de excelência profissional", enfatizou o coordenador do Nesp, professor Bruno de Oliveira Monteiro.