A instituição foi representada pelo especialista de Negócios, Sandro Azevedo, e pelo gerente de Desenvolvimento de Projetos, professor Guilherme Marcondes. No estande do Inatel foram expostos os serviços prestados pela instituição, que integram pesquisa, desenvolvimento de tecnologias e educação.
De acordo com o professor Guilherme Marcondes, a participação em uma feira desse porte é importante para o desenvolvimento de projetos atuais e futuros. "A Qualcomm é líder mundial de tecnologia de processamento para dispositivos móveis e o Uplinq é o seu evento anual de apresentação de tecnologia. Com a nossa participação, pudemos observar as tendências de produtos usando tecnologia Qualcomm, estabelecer contato com diversas empresas parceiras dela para futuros trabalhos e conhecer melhor as demandas de outras áreas da empresa, além daquela com a qual trabalhamos hoje", comenta.
Parceria
Uma parceria iniciada em novembro de 2012 entre a Qualcomm e o Inatel resultou na criação de um laboratório para a realização de testes em aplicativos para dispositivos móveis, instalado no Inatel Competence Center (ICC). Recentemente, a relação entre as duas instituições foi intensificada e o Instituto passou também a integrar outras ações de relevância junto à empresa.
Em menos de um ano, a equipe de desenvolvimento do laboratório testou cerca de 200 aplicativos de diversas categorias. "Nosso foco é buscar o nível máximo de qualidade nos testes contribuindo para que o usuário final tenha uma boa experiência quando estiver utilizando o aplicativo", afirma a especialista em Sistemas do ICC, que gerencia os projetos, Valeska Marcondes.
Outra ação resultante dessa parceria tem sido a participação dos desenvolvedores em apresentações em eventos como Campus Party, Campus Mobile e também em universidades, com intuito de transferir os conhecimentos com relação às tecnologias Qualcomm adquiridos nos projetos.
Para o ex-aluno e diretor de Desenvolvimento de Negócios da Qualcomm para a América Latina, Dário Dal Piaz, a parceria com o Inatel é um elemento chave no apoio ao fortalecimento da divisão de Aplicativos da empresa. "A instituição tem nos ajudado a disseminar melhores práticas e apoiado o desenvolvimento de Apps capazes de entregar experiências cada vez mais diferenciadas aos usuários, o que indiretamente beneficia toda a indústria de Mobilidade".
O especialista de Negócios do ICC, Sandro Azevedo, comenta que o fortalecimento dessa parceria se deu em virtude da flexibilidade e da qualidade dos serviços prestados pelo Inatel e do bom relacionamento com a equipe de desenvolvimento da Qualcomm.