Inatel fortalece parcerias com mentorias no Programa de Excelência Operacional da EMBRAPII

O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel está empenhado em contribuir com o “Programa de Excelência Operacional da EMBRAPII” para centros de pesquisa, universidades e instituições de ciência e tecnologia, credenciados à Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial - EMBRAPII, e que oferecem recursos para o desenvolvimento de soluções inovadoras, alinhadas às necessidades do mercado e da indústria nacional.

Desde 2020, o número de Unidades EMBRAPII cresceu significativamente, passando de 57 para 93 e o objetivo do programa é garantir que essas unidades mantenham altos padrões operacionais na execução de projetos tecnológicos, proporcionando melhores resultados para as empresas parceiras e para o ecossistema de inovação brasileiro como um todo.

O Inatel é Unidade EMBRAPII há oito anos e ao longo desse período já desenvolveu mais de 80 projetos em parceria com empresas, incluindo o projeto mais inovador de 2023 em premiação promovida pelo órgão ligado ao MCTI.

O Inatel, por meio de mentorias coletivas e individuais, tem contribuído com a sua expertise em áreas fundamentais, como propriedade intelectual e gestão de projetos, fortalecendo a integração e a eficiência das Unidades EMBRAPII. Recentemente, a instituição produziu dois vídeos voltados para mentorias coletivas na área de Propriedade Intelectual e realizou algumas mentorias individuais em Negociação de Propriedade Intelectual e melhores práticas de gerenciamento de projetos. A UE Inatel também está preparada para ministrar mentorias para mais Unidades ou em outras áreas, como prospecção de negócios e prestação de contas.

“Somos, acima de tudo, uma Instituição de Ensino e temos o compromisso de compartilhar nossos conhecimentos e contribuir para o ecossistema de inovação brasileiro, impulsionando projetos que atendam às demandas do mercado. Esta troca de conhecimento entre as unidades, também faz com que elas se conheçam melhor e realizem projetos de PD&I em conjunto”, afirma Sandro Azevedo, gerente do Departamento de Negócios do Inatel.

As Unidades EMBRAPII interessadas em receber mentoria do Inatel coletiva ou individual pode entrar em contato pelo e-mail embrapii@inatel.br.

Veja mais