O livro, em sua segunda edição, apresenta 12 histórias de sucesso de empresas graduadas de incubadoras de Minas Gerais, que têm se destacado de forma significativa no mercado nacional. Entre as empresas selecionadas, quatro delas são empresas oriundas da Incubadora do Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel.
Participação e Iniciativa
"Pelo segundo ano consecutivo, graças ao apoio de vários profissionais e empresas, conseguimos reunir em um livro de qualidade, relatos de sucesso que contribuem, significativamente, no aspecto motivacional de milhares de empreendedores", afirmou o diretor operacional do SEBRAE - MG, Mateus Cotta de Carvalho.
Para o secretário-adjunto da Secretaria de Estado Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Evaldo Ferreira Vilela, ações como essa são de grande valia para o país. "Contamos com excelentes projetos e profissionais. Isso demonstra que a nossa possibilidade de progresso é infinita", comenta.
De igual forma, o responsável pelo Projeto Prime do Inatel e presidente da RMI, Rogério Abranches, comenta que o ‘Histórias de Sucesso' tem servido de base à análise de professores e estudantes de diversas áreas. "Tenho conhecimento que muitas instituições de ensino utilizam o livro como base de consulta, tendo em vista que os casos relatam a preparação e o caminho por esses profissionais que alcançaram o sucesso", afirma.
O presidente da RMI ainda ressalta que o Brasil é considerado um país em constante progresso. "Temos todo o potencial para sermos um país do futuro. Esse livro serve como base para os milhões de empreendedores que estão espalhados de norte a sul do Brasil. Esperamos estimulá-los, por meio dos resultados positivos destas histórias, as quais atuam como ferramenta de aprendizagem", finaliza.
Evento
Durante a cerimônia, que contou com a participação de autoridades do SEBRAE e da RMI, bem como de empresários e empreendedores do Estado, foram escolhidos dois cases de sucesso que demonstram a importância da incubadora no processo de criação de uma empresa e a questão da inovação.
Dessa forma, os jovens empresários e ex-alunos do Inatel, Anderson Marcos Silva Dias e Francisco Mechhi, da AGTechnologies e Amicus Inovações - Ind. e Com. de Produtos Eletrônicos Ltda., respectivamente, foram convidados a compartilhar suas experiências com os demais presentes. O bate-papo foi intermediado pela jornalista e apresentadora do Programa ‘Mesa de Negócios', da TV Horizonte, Inácia Soares.
"É um prazer e uma honra dividir um pouco da minha trajetória com outros profissionais. Eu e meu sócio, com muito trabalho, temos alcançado excelente resultados e, por conta disso, acredito que essa troca de experiências será de grande valia para todos", afirma Francisco Mechhi.
Para Anderson Dias, que abriu a sua primeira empresa aos 19 anos, o conteúdo aprendido no Inatel e, por conseguinte, na Incubadora de Empresas da Fundação, foram fundamentais à sua carreira. "O slogan ‘Formando o Homem para a Engenharia' condiz com a realidade. Agradeço imensamente a todos os professores e funcionários do Inatel que sempre me ajudaram na formação do profissional que sou hoje", ressalta Dias.
Na ocasião, ainda foram homenageados Alexander e Virgílio Coelho, da Sanders Brasil, juntamente com Fabiano de Oliveira Addor e Alexandre Souza, da Seek Fontes Chaveadas, também ex-alunos do Inatel.