Inatel inaugura novos laboratórios do xGMobile

O Inatel deu início ao mês de abril com novidades. Os novos laboratórios do Centro de Competência Embrapii em Redes 5G e 6G – xGMobile foram oficialmente inaugurados no último dia 1º. A estrutura passa a sediar pesquisas avançadas desenvolvidas no projeto, que é referência nacional na construção de soluções para as redes móveis do futuro.

A solenidade contou com a presença de autoridades do Inatel, como o diretor Carlos Nazareth Motta Marins e o vice-diretor Guilherme Marcondes, além do presidente da FINATEL, Marcelo Marques, além do coordenador do xGMobile, Luciano Leonel Mendes. Também estiveram presentes representantes do Governo de Minas Gerais, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, da Embrapii, da indústria e de instituições de ciência e tecnologia de todo o país.

O diretor do Inatel, Carlos Nazareth, relembrou a trajetória da instituição na aproximação entre academia e mercado, reforçada pela parceria com a Embrapii na última década. “Hoje, vemos uma das iniciativas mais bem-sucedidas dentro desse contexto que o Brasil já teve a oportunidade de experimentar”, afirmou.

O futuro da conectividade

O coordenador do xGMobile, Luciano Leonel Mendes, explicou que o novo espaço consolida o trabalho que já vem sendo realizado há cerca de um ano e meio. “Isso é um marco muito importante para os avanços das redes 5G e 6G dentro do Inatel. Agora a gente sabe exatamente onde estão as pessoas responsáveis por fazer esses avanços acontecerem.”

Segundo ele, a criação do Centro posiciona o país de forma mais competitiva no cenário internacional. “O xGMobile é o futuro da conectividade. Sem ele, a gente vai ficar mais uma vez atrás no que diz respeito ao uso da tecnologia para resolver os problemas de conectividade no Brasil. Então, conectividade e xGMobile, no cenário nacional, estão se tornando sinônimos”.

Além da infraestrutura física, o Centro de Competência atua de forma integrada com o ecossistema de inovação de Santa Rita do Sapucaí, promovendo projetos em parceria com empresas e startups. Entre as iniciativas em destaque está o desenvolvimento de redes de acesso para áreas rurais, utilizando tecnologias criadas no próprio Inatel e transferidas para o mercado.

Para a gerente das Unidades Embrapii, Paula Nadai, o xGMobile tem papel fundamental no desenvolvimento de tecnologias emergentes, capacitando profissionais por meio da associação com empresas de todo o país. “O centro de competência trabalha em áreas que ainda estão em pesquisa, que têm pouca literatura, pouca tecnologia. E quando se fala de futuro, naturalmente se fala dessas pesquisas. Você precisa desenvolver as tecnologias, precisa de startups que compreendam essas tecnologias e as levem ao mercado, e de empresas associadas que, de fato, realizem sua distribuição na indústria”, explicou.

A nova estrutura permitirá que o xGMobile avance ainda mais na formação de talentos e no desenvolvimento de soluções que contribuam com a transformação digital da indústria brasileira. “Esses profissionais são os que estarão na indústria do futuro”, completou Paula Nadai.

Veja mais