O Inatel iniciou em abril a pós-graduação ministrada aos trainees da empresa Oi. O programa que oferece curso intensivo de pós-graduação é divido em duas turmas. Um grupo cursa pós-graduação em Sistemas de Telecomunicações e o outro realiza o curso de pós em Tecnologia da Informação. A duração média dos cursos é de três meses.
Esta será a quinta capacitação que o Inatel realiza com a equipe da Oi. De acordo com Benito Guidi, especialista de talentos da Oi, o objetivo da pós-graduação é qualificar de maneira mais interativa os futuros profissionais que trabalharão na empresa.
Guidi enfatiza que a qualidade de ensino e a parceria com o Instituto têm sido fundamentais para o sucesso do curso. "Algo fundamental é a parceria do Inatel, eu não sou cliente do Inatel, eu sou parceiro do Inatel. É muito cuidado que a instituição tem de realmente entender o que a gente precisa, se adaptar ao pedido dos clientes e atender a gente nisso", revela.
Por ser a quinta turma da Oi pós-graduada pelo Instituto, o coordenador do curso, professor Estevan Marcelo Lopes acredita que a parceria entre Oi e Inatel já representa uma atividade consolidada. "Essa parceria já vem dando certo há algum tempo. Nós estamos colaborando com ações para aproximar a instituição de ensino do mercado de atuação do engenheiro de telecomunicações e de tecnologia da informação", completa.
Além de profissionais qualificados, o resultado da convivência dos trainees durante o curso no Inatel é a quebra de barreira entre os setores. "Na Oi cada um vai para uma área, mas a vivência que eles tiveram aqui vai fazer com que eles consigam resolver os problemas nas áreas de maneira colaborativa. Todo mundo se conhece, saberão onde cada um está e vão pedir ajuda aos colegas", diz Benito.