O Inatel, em parceria com o Programa Becas Chile, do Ministério de Educação do Chile – Mineduc deu início a segunda turma do curso de Pós-Graduação em Redes e Sistemas de Telecomunicações com 12 estudantes que permanecerão no Instituto por 16 meses.
Inicialmente os alunos farão aulas intensivas de português, para adaptação da língua e matemática aplicada em telecomunicações. As aulas da pós-graduação tem início em março de 2015.
O aluno Luiz Rodrigo Medina Lazo falou sobre a expectativa em iniciar os estudos. "A minha expectativa, como a de todo o grupo, é que iremos aprender muito no Inatel. Conversamos com os alunos que fizeram o curso anteriormente e tivemos referências positivas do ensino. Sabemos da alta competência do Instituto e que teremos o melhor enquanto conhecimento, assim como também o apoio dos professores", afirma Luiz.
Esse programa chileno é a oportunidade dos graduados se especializar em instituições educacionais de diferentes países. No primeiro semestre o Inatel formou a primeira turma, composta por quatro alunos que foram preparados para atuar nas diversas áreas da telecomunicação, como especialista em Redes e Sistemas.
Na opinião do professor Leonardo Maia, o curso é muito importante para esses alunos e também para a instituição. "Para o Inatel, é muito bom participar desse programa do Ministério da Educação do Chile e receber cada vez mais alunos estrangeiros. Isso colabora com o projeto de internacionalização da instituição, pois nos projeta no mercado mostrando a importância do Instituto", enfatiza.
O Curso
A pós-graduação em Telecomunicações é um curso específico Lato Sensu para preparar técnicos formados para atuar nas diversas áreas da telecomunicação. Este programa terá duração de doze meses, divididos em dois semestres.
As habilidades adquiridas nesse programa permitem que o estudante atue na área de telecomunicações, sendo especialista em redes e sistemas. O curso dá o conhecimento para especificar equipamentos, projeto de novas redes de telecomunicações e analisar redes. Dá também o conhecimento para manter, configurar e operar equipamentos de redes de telecomunicações e atuar no ensino.