Inatel institui prêmio FAPEMIG ao melhor projeto da Fetin

fetinfapemig01O Instituto Nacional de Telecomunicações - Inatel instituiu no último dia 27 de outubro o Prêmio FAPEMIG de Inovação Tecnologia, a ser outorgado, anualmente, ao melhor projeto apresentado no ambiente da Feira Tecnológica do Inatel - FETIN.

O prêmio, além de ser uma homenagem à FAPEMIG, pela passagem do seu 25º aniversário de criação, é também uma forma de reconhecimento do Inatel ao papel desempenhado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas em prol do fortalecimento das atividades de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação de Minas Gerais.

Foto: Integrantes do Projeto Pisque Pro recebem premiação das mãos do prof. Marcelo Marques, diretor do Inatel, prof. José Geraldo de Souza, presidente da Finatel, prof. Bruno Monteiro, coordenador da Fetin, e prof. Elias Kallas, assuntos internacionais do Inatel

A partir da 30ª edição da FETIN, alcançada agora em 2011, o Inatel passa a oferecer ao melhor projeto e aos alunos participantes do mesmo, um prêmio no valor de R$15.000,00 a ser aplicado num programa de treinamento intensivo, no Brasil ou no exterior, em um idioma estrangeiro ou em gestão de empresas do conhecimento, eventualmente, combinando esses dois propósitos. "A definição do prêmio, em termos de investimento e aplicação será feita anualmente, em linha com os objetivos acadêmicos da instituição, sempre orientados para uma formação em engenharia que combinando, adequadamente, conhecimentos técnicos e humanísticos, contribua para que os seus alunos tenham um desempenho profissional competente e socialmente responsável.", afirmou o professor Marcelo de Oliveira Marques, diretor do Inatel.

fetinfapemig02Tecnologia assistiva e inovadora

Um dispositivo capaz de criar um ambiente interativo e acessível, controlado apenas pelo piscar dos olhos, destinado aos portadores de necessidades especiais, aos profissionais de saúde, esportistas, enfim para todos que impedidos de locomoção ou utilização das mãos, necessitem de operar equipamentos, o Pisque Pro, elaborado pelos alunos Alexandre Abdalla Palis Júnior, Helena Barbone Teixeira Mendes, Taís Barbone Teixeira Mendes e Wagner Anilton Almeida Nogueira da Silveira, é o primeiro projeto ganhador do Prêmio FAPEMIG. "Através de um óculos e com ajuda de um display o usuário do Pisque Pro tem, de maneira bem interativa, condições de controlar os equipamentos de sua residência. Esse prêmio permitirá que continuemos a evoluir nas pesquisas, pois tem muita gente que precisa de um produto como esse. Já estamos inclusive concorrendo a uma vaga na Incubadora de Empresas do Inatel", contou Alexandre Abdalla Palis Júnior.