Inatel integra cultura e ciência no Incitel e Festitel

prof helioDois eventos que unem ciência e cultura devem agitar o campus do Inatel entre os dias 19 e 21 de abril – o Congresso de Iniciação Científica e o Festival de Cultura do Inatel.

O Congresso de Iniciação Científica do Instituto, conhecido como Incitel, objetiva promover a educação e a troca de experiências por meio da aproximação entre comunidade científica e alunos de cursos de base tecnológica.O professor Hélio Waldman, reitor da Universidade Federal do ABC, ministrará a palestra de abertura do Incitel

Na abertura do evento, o reitor da Universidade Federal do ABC, professor Hélio Waldman, ministrará uma palestra sobre "Educação em Ciência e Tecnologia". A palestra ocorre na quinta-feira, dia 19 de abril, às 13h30, no auditório Aureliano Chaves, no campus do Inatel.

Incitel-festitel-final-2Estão inscritos mais de 50 artigos para serem apresentados no Congresso que irá reunir estudantes de várias instituições de ensino. São projetos nas áreas de ciência, inovação, tecnologia e empreendedorismo. Diversas universidades do país enviarão alunos para apresentarem artigos no Incitel, entre elas, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSCERJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Universidade Federal Rural do Amazonas – UFRA, entre outras.

De acordo com o coordenador do Incitel, professor Carlos Ynoguti, o objetivo do evento é possibilitar aos estudantes de graduação a experiência de acompanhar como é um Congresso de uma sociedade científica. "A ideia é que ao apresentar o trabalho, o aluno receba críticas e sugestões e discuta ideias e métodos com outras pessoas. É assim que a ciência avança!", comenta Ynoguti.

Os estudantes que forem participar do Incitel devem se inscrever no site até dia 19 de abril. A inscrição para alunos do Inatel é gratuita, já os acadêmicos de outras instituições devem pagar uma taxa de 50 reais. Mais informações, a programação e a inscrição para o Congresso estão disponíveis no site: www.inatel.br/incitel.

Minicursos

Além de submeter projetos no Congresso e assistir as apresentações dos artigos, os alunos inscritos no Incitel poderão participar também de minicursos que serão promovidos durante os dias de evento. O professor Carlos Ynoguti explica que os minicursos foram escolhidos a partir de temas de grande interesse na área tecnológica.

Serão seis minicursos sobre: Desenvolvimento de aplicativo para iOS, 3G, Robótica usando Lego Mindstorms, Aplicação do Laser na Saúde, VoIP, Android.

Festitel

O Festival de Cultura Festitel, organizado pela empresa Júnior do Instituto, a Cp2eJr., vai trazer várias atrações culturais para dentro do campus do Inatel, durante todos os dias do Congresso de Iniciação Científica.

A abertura oficial do Festitel será na noite do dia 19 de abril com show do cantor e compositor Leoni, que trará suas músicas ao Teatro Inatel, a partir das 20h30. Os ingressos devem ser adquiridos em troca de uma caixa de leite. A troca ocorre nos dias 16 e 17 de abril das 18h às 20h, na área de convivência do Instituto (em frente ao prédio da biblioteca). Os ingressos são limitados.

No dia 20 de abril é a vez da comédia ter espaço no Festival, com a apresentação do stand-up do humorista Patrick Maia, roteirista do programa Agora é Tarde da TV Bandeirantes, a partir das 19h. Já no dia 21, às 19h, será promovido um festival de bandas. Os dois eventos serão realizados no Teatro Inatel. A entrada é franca e os expectadores devem chegar meia hora antes ao local que será fechado após atingir a lotação máxima de 820 lugares, sendo 14 deles para cadeirantes.

Estão previstas também apresentações culturais nos intervalos do Congresso de Iniciação Científica e oficinas de balão e reciclagem para crianças. Outras atrações culturais organizadas pelo Diretório Acadêmico do Inatel serão promovidas nos dias 16, 17, 18 e 22 de abril. Confira a programação completa do Festival no site: www.cp2ejr.com.br/festitel.

"O Festitel realiza a integração de estudantes, além de ser uma boa opção de lazer e cultura para a região", disse o estudante Luiz Eduardo Lemos Oliveira, integrante da Empresa Junior do Inatel e coordenador geral do Festival.