Inatel integra novo programa mundial de capacitação profissional da ITU

O Inatel passou a integrar o novo programa de capacitação de profissionais em TIC da International Telecommunication Union (ITU), o ITU Academy Training Centers. Lançado este ano, ele substitui o antigo programa Centros de Excelência e tem como intuito contribuir para capacitação de profissionais da área de TIC do mundo todo, com foco nas necessidades dos países em desenvolvimento.

As capacitações serão conduzidas pelos Centros de Treinamento da ITU Academy, instituições reconhecidas internacionalmente que irão oferecer treinamentos sobre tópicos importantes, identificados pela ITU, para pessoal intermediário e sênior. O Inatel é um dos 14 centros de treinamento que integram o programa e ficará responsável pelos cursos específicos na área de Infraestrutura de Rede e Digital.
“Teremos uma abrangência em nível global com a ITU para os temas de Infraestrutura de redes móveis. Isto nos coloca em um patamar ainda mais alto como centro de excelência na nossa área. Nosso plano é entregar treinamentos em português, espanhol e inglês”, comenta o gerente de Treinamento do Inatel, Fred Trindade.

Os cursos são oferecidos no formato online através da plataforma de e-learning ITU Academy. Também serão oferecidos alguns cursos híbridos e presenciais. Segundo o professor Daniel Nunes, que irá coordenar o trabalho junto a ITU, a intenção é que eles comecem a ser ofertados no segundo semestre. “Os cursos serão desenvolvidos usando os padrões atuais de mercado. Iremos usar um modelo completamente novo de apresentação, baseado em uso de cenário virtual, que pode ser comparado com os maiores provedores de serviços de educação a distância e em uma área na qual o Inatel já possui expertise”, indica.

Desde 2015, o Inatel atua como Centro de Excelência da ITU para as Américas na área de Radiodifusão Digital, e vem atuando na capacitação de profissionais através da Educação a distância (EaD). A ITU é a agência da ONU especializada em Tecnologia da Informação e Comunicação, responsável por padronizar e regular as ondas de rádio e telecomunicações internacionais. A entidade é composta por todos os 193 países membros da ONU e por mais de 700 entidades do setor privado e acadêmico.