Edital para inscrição no programa já está disponível; serão fornecidas cinco bolsas para projetos de alunos da instituição
O Inatel é uma das instituições parceiras do Eurolab Universitas, programa que busca promover a produção científica e tecnológica aplicadas ao setor de saúde nos primeiros níveis de formação acadêmica. Lançada pela Eurofarma, uma das maiores farmacêuticas do Brasil, a iniciativa tem o objetivo incentivar a busca por soluções de problemas globais a partir do desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores no setor.
Esta primeira edição do programa acontece em parceria com a Emerge e com o Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), além do Inatel. Os estudantes, a partir do segundo semestre de graduação, que tiverem interesse em se inscrever, contarão com treinamento para auxílio no desenvolvimento de seu plano de inovação científica. Após avaliação, os melhores projetos serão premiados com bolsas de seis ou 12 meses de duração para a criação de um projeto maior de inovação com a Eurofarma.
A vice-presidente de Inovação da Eurofarma, Martha Penna, diz que a multinacional acredita na união da ciência e tecnologia com a inovação. "Com o Eurolab Universitas, queremos nos aproximar ainda mais da academia e conectar estudantes e pesquisadores ao mundo real da inovação no setor da saúde, buscando soluções que possam de fato transformar a sociedade”, comenta.
O diretor de Empreendedorismo e Digital da empresa, Helton Carvalho, conta que a proposta quer aproximar a indústria das instituições de ensino para novas possibilidades de inovação. “O empreendedorismo já é realidade na Eurofarma e o programa quer justamente fomentar que jovens universitários também possam praticá-lo, participando de treinamento direcionado e desenvolvendo seus próprios projetos. É a aproximação entre
empresa e academia para Inovação aplicada à Saúde por meio da tecnologia”, afirma.
Para o coordenador do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, professor Fabiano Valias de Carvalho, o programa é de grande importância para a instituição. "É uma parceria que aproxima a instituição a uma das maiores empresas do país, com várias possibilidades de desdobramentos futuros. A parceria é fruto da proximidade que o Inatel sempre manteve com as empresas e o mercado de trabalho. O programa é uma oportunidade para os estudantes do Inatel participarem de um treinamento em inovação, que inclui mentoria de empresa especializada na área, e receberem bolsas de iniciação científica para desenvolverem sua pesquisa", avalia.
O prazo para inscrições vai até o dia 15 de abril. No dia 23 de março, às 17h, será realizada uma live para tirar dúvidas sobre o programa, que será transmitida pelo canal da Emerge Brasil no YouTube. As informações completas sobre o programa estão no site da Eurofarma.