Competição será voltada para estudantes de ensino Superior e Técnico em Tecnologia e acontecerá nas modalidades online, híbrida e presencial
O Inatel, por meio do e-Health Innovation Center, acaba de lançar uma competição nacional voltada para a criação de tecnologias na área de Engenharia Biomédica, o Biochallenge Brasil. A competição segue o mesmo propósito do evento de mesmo nome que vem sendo realizado desde 2018 entre os alunos da instituição, mas agora, em novo formato, pretende reunir estudantes de todo o país na disputa.
“O Biochallenge sempre aconteceu junto com Semana da Engenharia Biomédica e já contou com 5 edições, mas todas com o foco local. A ideia para este ano foi irmos além e levar a competição a nível nacional, para trazer participantes de outras partes do Brasil. Pensando nisso, criamos três modalidades, cada uma pensada para um público específico. O intuito é aproximar academia das demandas de empresas, que nos apoiaram na escolha do tema e irão auxiliar na avaliação dos projetos”, explica a coordenadora do e-Health Innovation Center, Luma Rissatti.
A competição será voltada para estudantes de ensino Superior e Técnico de cursos ligados à Tecnologia e contará com três modalidades: online, em que os estudantes poderão participar de forma 100% remota, por meio da plataforma Discord; híbrida, com etapas remotas e a final realizada no Inatel; e presencial, que acontecerá em etapa única no campus da instituição. Cada uma com uma temática diferente.
Para as modalidades online e híbrida, as equipes devem ter de 2 a 4 participantes. A inscrição da equipe deverá ser realizada por um dos integrantes e o prazo é até 7 de maio. Para a modalidade presencial, a inscrição é individual, uma vez que as equipes serão formadas durante o evento, e podem realizadas até 16 de agosto. A participação em todas as modalidades é gratuita.
As etapas finais de todas as modalidades irão acontecer no dia 25 de agosto, seguidas da premiação. Serão premiados os 3 primeiros colocados nas três modalidades e haverá ainda uma premiação geral, envolvendo todas as instituições participantes da competição. Durante todo o desafio, as equipes e participantes poderão participar de workshops e receberão mentoria para desenvolverem suas ideias.
O Biochallenge é uma realização da coordenação do curso de Engenharia Biomédica do Inatel, com o apoio da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB); da Boston Scientific, líder global em tecnologia médica; e da CMOS Drake, fabricante de equipamentos médicos e hospitalares. Veja mais detalhes no site do evento.