Com o objetivo de agregar conhecimento à formação dos alunos o Inatel Competence Center (ICC) lançou no dia 15 de Agosto a Business School. O programa visa complementar a formação acadêmica dos estudantes por meio da capacitação em áreas de gestão, inovação e empreendedorismo que habilitam os alunos a atuarem como líderes gestores.
Na cerimônia de lançamento, uma palestra com Marcos Melo, personal & professional coach pela Sociedade Brasileira de Coaching, abordou o tema "A importância dos conhecimentos de gestão para profissionais de TI". Durante a explanação, Marcos Melo ressaltou as características que as organizações procuram e as atitudes e conhecimentos necessários para se tornar um profissional de sucesso nas áreas de tecnologia.
O palestrante afirmou que atualmente as empresas enfrentam diversos problemas relacionados à falta de liderança dos profissionais, ao ambiente instável e imprevisível das organizações e à baixa qualidade na execução de tarefas. Para suprir esses problemas, o especialista ressaltou que o profissional deve ter competências como ser constantemente criativo, ter facilidade para tomar decisões, ser comunicativo e inspirar os demais funcionários. Por meio de exemplos, Marcos Melo mostrou alternativas para se manter atualizado profissionalmente com as características e exigências do mercado de trabalho atual.
Business Game
Para o lançamento da Business School foi promovido durante todo o dia um jogo que treinou a capacidade de negociação e gestão dos alunos. No Business Game, estudantes do Inatel que se inscreveram e foram escolhidos após análise curricular, foram divididos em equipes e tiveram que enfrentar desafios impostos no mercado de trabalho no setor de gestão de negócios e gestão de pessoas. Cada equipe tinha três alunos, ao todo 10 equipes participaram do evento.
Os vencedores da disputa foram conhecidos durante a cerimônia de lançamento do Business School. A equipe formada pelos alunos Wesley de Oliveira Ramos, Denis Ferreira Shimono e Débora de Sousa Carneiro levou a melhor na competição e os participantes do grupo ganharam tablets como premiação.
O aluno Wesley de Oliveira Ramos do sétimo período de Engenharia Elétrica e integrante da equipe vencedora comenta que o jogo ofereceu uma boa oportunidade para os participantes terem simulações e experiências que, de fato, as empresas enfrentam no dia-a-dia. "Todos os aspectos de gestão que não aprendemos com tanta intensidade na graduação, tivemos a oportunidade de vivenciar na prática. Com certeza, a disputa agregou conhecimento não só para minha equipe, mas para todos que participaram", comentou.
Executivo Jr.
Durante a cerimônia de lançamento da Business School, o pró-diretor de Desenvolvimento de Tecnologia e Inovação do Inatel, Carlos Augusto Rocha explicou as características, público-alvo e grade-curricular do curso Executivo Jr., primeira capacitação oferecida pela Business School.
O curso extracurricular tem foco no aprimoramento dos conhecimentos dos alunos em gestão de pessoas, gestão financeira, marketing, estratégia empresarial, entre outros temas relacionados a negócios. As aulas do Executivo Jr. começam no dia 15 de setembro e ocorrerão aos sábados das 8h30 às 17h30. As inscrições podem ser feitas pelo site www.inatel.br/business-school e se encerram no dia 24 de Agosto.
A capacitação é divida em quatro módulos. O primeiro módulo tem como conteúdo comportamento organizacional e gestão de pessoas. O segundo módulo trabalha marketing e vendas, análise de investimentos financeiros e desenvolvimento profissional. O módulo três transmite conteúdos de gestão empreendedora, contabilidade, gestão de riscos e estratégia corporativa. Já no último módulo o aluno estudará finanças, liderança, gestão de conflitos e negociação.
Segundo Carlos Augusto, os conhecimentos adquiridos no curso ajudarão os alunos a terem sucesso em iniciativas empresariais e empreendedoras. De acordo com ele, o curso tem vários diferenciais. "O primeiro deles é a estrutura do curso, elaborada com o objetivo de proporcionar aos alunos uma maior visão da vivência empresarial. Preparamos um ambiente para serem ministradas estas disciplinas de tal forma que facilite o aprendizado dos alunos", disse.