Desde 2013, o Movimento Cidade Criativa, Cidade Feliz promove anualmente eventos culturais, sociais e educacionais para toda a comunidade do sul de Minas. E o Inatel é um tradicional apoiador e participante ativo do Movimento, que incentiva a valorização da economia criativa. Em oito anos, o público e as atrações se multiplicaram, neste ano de 2021 o Inatel marcará presença com Projetos Artísticos por meio do Conexão Cultural e do Noite Feliz.
As inscrições para participação dos projetos será de 03 a 23 de agosto, até 17h, no site: www.inatel.br/inatelcultural. Com apresentações no Conexão FETIN e no Noite Feliz, atrações já tradicionais do Movimento desde o início do projeto, com música, dança, teatro e interações. O Conexão FETIN acontecerá de 22 a 24 de setembro e o Noite Feliz de 15 a 17 de dezembro. Os projetos que serão selecionados devem propor originalidade e inovações para este ano e podem participar artistas locais e da região do Sul de Minas.
De acordo com Paulo Eduardo de Almeida, Coordenador do Centro de Integração Científica, Cultural e Tecnológica do Inatel – CICCT, o setor cultural está tentando se manter com as adaptações necessárias. “A área de cultura tem se manifestado de forma criativa inovando em condições para se manterem e alegrando pessoas através desse novo normal, diante das dificuldades tanto nacionais como internacionais, devido à Pandemia do Covid19. As apresentações estão se adaptando virtualmente através de lives e gravações ou mesmo por plataformas em redes sociais, bate papos e outros” ressalta Paulo.
O Instituto é um importante incentivador da cultura local e o Teatro do Inatel é prova desse compromisso, um dos mais modernos do Estado, além dos diversos patrocínios e apoios culturais realizados pelo Inatel Cultural. Segundo o Coordenador do setor, as ações fazem parte da missão do Movimento Cidade Criativa, que é ter um novo ciclo de transformações e oportunidades.
Novamente em 2021, o Edital de Seleção de Artistas buscará novos projetos respeitando todos os protocolos existentes para os eventos do Conexão Cultural na Fetin e no Noite Feliz, com as modalidades de Música, Dança e Teatro. Paulo Almeida ainda confirma que “o modelo será replicado como em 2020, no formato virtual, a ideia foi preparar eventos para a família assistir no conforto de suas casas” lembra o responsável pelo Inatel Cultural.