O artigo baseou-se no histórico de trabalho da equipe do NEmp desde sua fundação, mostrando seu sistema de atuação, resultados obtidos, como colabora para o desenvolvimento de engenheiros empreendedores e a importância do Núcleo estar inserido no Vale da Eletrônica. Além do Inatel, representaram o Brasil neste evento a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), Universidade Federal de São João Del Rey e o Centro Universitário UNA, de Belo Horizonte.
O Workshop é organizado pela Rede de Empreendedorismo do Mercosul (Red Emprendesur) e coordenado pela Universidade de Concepción, do Chile, que também está à frente do Programa Emprendo, reconhecido como um dos mais qualificados centros de formação universitária de empreendedores do mundo. Devido à intensa participação dos brasileiros no evento, a previsão é de que o congresso de 2010 seja realizado em Minas Gerais.
Para Rogério Abranches, o evento possui um valor acadêmico bastante considerável por reunir renomados pesquisadores da área de empreendedorismo, incubação de empresas e parques científicos e tecnológicos, que demonstraram grande interesse em conhecer o trabalho desenvolvido pelo Inatel. “Nossa meta agora é participar cada vez mais de congressos científicos nacionais e internacionais ligados ao tema, mostrando nossos projetos e realizações na área de empreendedorismo”, ressalta.
O artigo científico apresentado pelo coordenador do NEmp pode ser visualizado a partir do dia 10 de novembro no site da Incubadora de Empresas do Inatel: www.inatel.br/incubadora