Inatel participa de debate sobre internacionalização do ensino superior

Mais de 400 representantes de instituições nacionais e estrangeiras também participaram da conferência

Apresentação do Presidente da Faubai, Prof. José Celso Freire Junior durante o fórumVisando o progresso da internacionalização das instituições de ensino superior do país, foi realizada em Joinville, no mês de abril, a XXVI Faubai - Fórum das assessorias das universidades brasileiras para assuntos internacionais, um dos maiores eventos nesse ramo.

inatel-faubai2-abril2014Pelo primeiro ano, o Inatel como um dos associados dessa organização enviou dois representantes para participar do evento, o vice-diretor professor Carlos Nazareth Motta Marins e o responsável pelo escritório internacional do Inatel, professor Leonardo Maia. O fórum teve como objetivo promover discussões sobre políticas para a educação internacional e apresentar práticas de cooperação entre instituições brasileiras e internacionais. Durante o evento, foram discutidos assuntos como o Programa Ciências Sem Fronteiras, o impacto da tecnologia sobre o futuro da global de ensino superior, a importância do aprendizado em inglês, as inovações na área e o futuro da cooperação internacional no ensino superior.

Além das 250 instituições associados de todo o país, representantes da Austrália, França, Estados Unidos, Canadá e Irlanda também estiveram presentes no encontro.

O vice-diretor prof. Carlos Nazareth Motta Marins e o responsável pelo escritório internacional do Inatel, prof. Leonardo Maia estiveram presentes no eventoDe acordo com o vice-diretor, o programa de internacionalização do instituto já vem sendo feito há algum tempo em parcerias de vários programas no exterior, porém Nazareth ressaltou as diferentes modalidades apresentadas no Fórum. Que poderão auxiliar no desenvolvimento desse processo. "Nos últimos anos percebemos que a internacionalização não se limita exclusivamente em os alunos do Inatel terem a mobilidade acadêmica. Existem possibilidades bastante significativas nesse campo. A Faubai é uma estrada de via dupla, é a oportunidade das demais instituições conhecer o Inatel e também de conhecermos outros programas que poderão ser parceiros diferentes dos tradicionais que temos no Instituto", ressaltou.

Já o professor Leonardo destacou a importância em participar da associação e também da conferência "Esse evento nos ajudou a entender melhor o que é preciso e como trilhar o caminho para intensificar o processo de internacionalização do instituto. São ações integradas que irão permitir outros programas e projetos internamente. Existe também a possibilidade de intercâmbio não só para os alunos mas também de professores", finaliza.