Na 18ª Semana da Pessoa com Deficiência de Belo Horizonte, o Inatel expôs em seu estande pesquisas desenvolvidas para melhorar a qualidade de vida e auxiliar no tratamento de pessoas com deficiência. Durante o evento foi realizada também a divulgação do curso de pós-graduação em Engenharia Biomédica e Engenharia Clínica. A pós é oferecida também na capital mineira em conjunto com a Universidade Fumec, sede do curso em Belo Horizonte.
Dentre as pesquisas apresentadas no evento pelo Instituto, destaca-se o Elevador Ortostático Dinâmico. O aparelho é desenvolvido pelo Inatel em parceria com a empresa Usivale e a fisioterapeuta Cláudia Garcez, responsável pelas pesquisas. No equipamento, o paciente fica em pé com o auxílio do elevador, e tem a oportunidade de treinar o andar pelo estímulo vindo do próprio paciente, sem precisar de estímulos externos, como esteira elétrica ou outros. Atualmente a pesquisa é desenvolvida com oito pacientes com lesão medular.
XII Jornada de Engenharia Elétrica e IV Jornada de Engenharia Biomédica
O Inatel também marcou presença na XII Jornada de Engenharia Elétrica e IV Jornada de Engenharia Biomédica, JEELB 2011, realizadas na Universidade Federal de Uberlândia. No evento o professor José Maria Silva Souza ministrou palestra sobre a importância da Engenharia Biomédica. Já a fisioterapeuta Cláudia Garcez falou sobre a aplicação de tecnologias na recuperação de pessoas com deficiência física.
De acordo com a fisioterapeuta, participar do evento foi importante para incentivar a interação entre os profissionais das áreas de saúde e engenharia. "É essencial conhecer a realidade do público que vamos trabalhar, por isso, profissionais da saúde e de engenharia devem vivenciar as necessidades dos pacientes e pensarem juntos a elaboração das soluções", explica Cláudia.