No próximo dia 27 de maio, o Inatel participará da 6ª edição da Maratona Mineira de Programação com três equipes e a preparação dos alunos para a competição, que acontecerá em Belo Horizonte, está intensa. O grupo, formado por nove alunos, são orientados e supervisionados pela professora da instituição e coach Crishna Iron e de mais dois co-coaches – ex-participantes da maratona, Dâmi Henrique Pelegrino e Luciano do Vale Ribeiro.
De acordo com Crishna, a expectativa para a sexta edição do evento é de evoluir com os resultados. “Pelo menos uma vez por semana, passamos para as equipes os conceitos e exercícios, de desafios lógicos matemáticos aplicados através do computador, estes disponibilizados em sites próprios para este treinamento”, explicou a coach das equipes do Inatel.
“Este é o tipo de competição que se torna um desafio de crescimento, pois é todo um processo de construção do conhecimento dos participantes. Para cada problema que eles [alunos] resolvem, eles conquistam um balão, e vence o time que resolve a maior quantidade de problemas nas 5 horas de competição”, complementou Crishna.
Através do programa Cas@Viva do Inatel, os alunos, participantes das maratonas, tornam-se educadores voluntários e também auxiliam os adolescentes participantes do projeto durante as aulas e nos desafios de programação. Esta atitude, além de colaborar com os alunos do projeto, também fortalece a equipe Inatel para as competições.
Nesta edição, participam as equipes: Stormtroop3rs (integrantes: Bianca Lopes Magri, Gustavo de Andrade Couto Policarpo e Maycon Geraldo Alves); Python do vovô não sobe mais (Eduardo Henrique de Freitas Rotundaro, Lucas Riera Abbade e Victor Fernandes Mariano Marcelino); e Yoda's Coders (Adriene Zilda Correa Magalhães, Cleidiana Reis dos Santos e Leonardo Eufrazio Nogueira).
Conquistas
O Inatel obteve ótimos resultados nas edições passadas da Maratona Mineira e também das Maratonas Regionais e da Nacional de programação.
A equipe Stormtroop3rs conquistou o segundo lugar na Maratona Mineira de 2016 (Uberaba/MG), o 17º lugar na Regional e o 21º lugar na XXI Maratona de Programação (Nacional – Belo Horizonte).
Na cidade de Varginha, durante a XXI Maratona de Programação (2016), as equipes do Inatel conquistaram o 6º, 17º, 24º, e 30º lugar, respectivamente.
Em 2015, novamente a equipe Stormtroop3rs representou o Inatel na final Nacional em São Paulo, conquistando a 39ª posição. Naquele ano, mais duas equipes participantes do Inatel ficaram entre as 60 melhores do Brasil, o que fez com que o Instituto ficasse com o melhor desempenho entre as instituições privadas do país.
Também em 2015, porém na disputa regional, o Inatel classificou três equipes entre as 10 mais bem colocadas. Na classificação geral regional, a equipe Stormtroop3rs ficou em 2º lugar, e as equipes Revenge of Cth e Destroy3, em 5º e 6º lugares, respectivamente.
A maratona
A Maratona Mineira de Programação é desenvolvida pelas instituições de ensino de Minas Gerais para preparar suas equipes para a Maratona de Programação Regional, esta que classifica as equipes para a etapa nacional organizada pela SBC – Sociedade Brasileira de Computação.