A certificação Profinet, que habilita profissionais para trabalharem com a rede industrial que tem como foco a comunicação em tempo real dentro do conceito de Indústria 4.0, é a mais nova qualificação oferecida pelo Inatel. A instituição, que já é um Centro de Competência da Associação PI Brasil e oferece desde 2017 o treinamento certificador Profibus, foi acreditada para oferecer também o treinamento certificador Profinet.
A capacitação é voltada para engenheiros que atuam na área de Automação e também para estudantes de cursos relacionados à área, para os quais são oferecidas condições especiais de pagamento. A capacitação pode ser feita no formato aberto ou in company para turmas com no mínimo seis e no máximo dez participantes.
O Inatel é a única instituição do país acreditada a oferecer a certificação Profinet. Segundo o professor Alexandre Baratella, apesar de ser uma rede nova, sua utilização tem crescido bastante dentro das industriais. “O objetivo dela é conectar os elementos de automação com a internet, utilizando as tecnologias da informação para dar mais agilidade dos processos de produção e aumentar a produtividade, entre outros benefícios”, explica o professor que instrutor de ambos treinamentos.
Os treinamentos certificadores Profinet começarão a ser oferecidos em 2019 e acontecerão na unidade do Inatel no WTC em São Paulo. Novas turmas para o treinamento certificador Profibus estão disponíveis ainda este ano. Acompanhe o calendário de cursos, clicando aqui.
A Associação PI Brasil é uma entidade privada, de associação voluntária, cujo principal objetivo é o desenvolvimento do mercado, visando o conhecimento e a disseminação de informações sobre as tecnologias dos protocolos de comunicação PROFIBUS e PROFINET.