A palestra abordou a evolução da automação nos últimos 10 anos, a importância da educação continuada e fez uma análise do mercado de trabalho para o setor, que atualmente tem grande demanda por mão de obra qualificada.
Apesar da aula inaugural já ter sido promovida, as inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site www.inatel.br/pos. O curso tem duração de dois anos e as aulas serão ministradas aos sábados, com pelo menos um fim de semana livre por mês, no campus do Inatel em Santa Rita do Sapucaí. Ex-alunos dos cursos de graduação e pós-graduação do Inatel têm desconto nas mensalidades.
A pós-graduação conta com a estrutura necessária para preparar o profissional para as exigências do mercado. O maior diferencial da especialização é o volume de aulas práticas, que representam metade do conteúdo, ministradas no laboratório de Automação e Controle e nos diversos laboratórios do Inatel.
Nos próximos anos, as expectativas são de crescimento acelerado da procura por profissionais especializados em automação e controle industrial. Estimativas de uma pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) mostram que as nove profissões do futuro são relacionadas com engenharia, automação industrial e informática.
O coordenador do curso, professor Yvo Marcelo Chiaradia Masselli, ressalta que o crescimento no setor de automação industrial não é uma expectativa, mas uma tendência que caminha junto com o crescimento industrial do país. "A relativa facilidade ao crédito faz com que o número de empresas que automatizam as linhas de produção aumente constantemente. A disponibilidade de profissionais capacitados é fundamental para o atendimento desta demanda", ressalta.