De acordo com Robert Hodgson Bernhard, que durante a palestra frisou as oportunidades e exigências do mercado de trabalho, a demanda por profissionais tecnólogos e engenheiros já existe e é muito grande, mas mesmo com tanta demanda, ainda faltam profissionais para preencher todas as vagas.
Robert Hodgson mostrou os caminhos e as competências profissionais que as empresas buscam nos engenheiros e tecnólogos. Segundo ele, todas as categorias de instituições oferecem oportunidades de trabalho, sejam as pequenas, médias ou grandes empresas. "Todas as áreas onde existe forte demanda por engenheiros, atualmente também há demanda para os tecnólogos", disse.
O coordenador dos cursos de automação do Inatel, professor Alexandre Baratella Lugli, comenta que as palestras foram muito importantes para os alunos, pois retrataram o cotidiano do mercado de trabalho e a postura que um profissional deve ter no ambiente de trabalho. "Além disso, a palestra proferida pelo engenheiro Geraldo, da SEL, mostrou outra área de atuação para nossos engenheiros e tecnólogos", completa.
A próxima ação voltada para os alunos de automação será uma visita à feira ISAShow Brasil, em São Paulo, no mês de novembro. O Inatel estará presente no evento com a apresentação de três artigos, relacionados às tecnologias de automação industrial, desenvolvidos pelo professor Alexandre Baratella e por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto.