O Inatel abre o campus no dia 26 de abril para comemorar o Dia das Mulheres em TIC, data estabelecida em 2010 pela União Internacional de Telecomunicações, uma agência ligada à Organização das Nações Unidas (ONU). A comemoração terá palestras, abertas ao público, de mulheres que atuam na área de tecnologia.
Na parte da manhã, às 10h30, o Observatório de Empreendedores traz Rosana Jamal, co-fundadora da Baita Aceleradora de startups. Já às 17h30, no auditório Aureliano Chaves, a palestra será com Lisiane Lemos (foto), especialista em soluções da Microsoft e consultora da ONU para Educação, Ciência e Cultura. A jovem está na lista da Forbes Brasil entre os 91 brasileiros mais promissores com menos de 30 anos. Formada em Direito, Lisiane vai contar como a tecnologia mudou a sua vida.
Além das palestras, alunas do ensino médio do sul de Minas Gerais vão passar uma tarde conhecendo as áreas de atuação na área de tecnologia em atividades makers. Serão cinco minicursos onde as jovens poderão, mesmo sem conhecimentos prévio, desenvolver soluções tecnológicas, como a criação de games, desenho gráfico e corte a laser, acender uma lâmpada pelo smartphone com aplicações de Internet of Things, robótica, além de tecnologias para a saúde.
As atividades são coordenadas pelo MCODE, grupo formado por alunas do Inatel com a seguinte missão: Mulheres Codificando, Orientando, Desenvolvendo, Empoderando (MCODE). O Inatel oferece seis cursos de graduação e 24% dos estudantes são mulheres. “O número de mulheres que escolhem estudar e trabalhar com tecnologia ainda é pequeno e queremos mostrar que temos espaço e somos capazes, com muitas habilidades e flexibilidade para lidar com os desafios do mercado na área. Os minicursos que serão oferecidos são atividades do nosso dia a dia dentro da faculdade”, afirma Laura Adami, aluna do oitavo período de Engenharia da Computação do Inatel e integrante do MCODE.
Mais informações sobre o evento clique aqui.